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Percepção de colaboradores em relação à importância do “benefício alimentação” como ferramenta de QVT e o seu impacto na satisfação e no desempenho: um estudo de caso de uma empresa Angolana

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Abstract(s)

O cenário empresarial actual, mostra-se preocupado em oferecer ao colaborador um ambiente que proporcione conforto, segurança e bem-estar na busca dos melhores rendimentos possíveis. O foco, portanto, não são mais apenas os processos e os produtos, mas incluem os colaboradores o que faz com que as empresas, adoptem políticas de qualidade de vida, que resposdam às necessidades básicas do seu quadro, salientando-se aqui o “benefício alimentação”. Tão importante quanto a implementação dos programas, é medir a sua capacidade de resposta às necessidades e expectativas do grupo em causa. Assim, este estudo teve como objectivo analisar a percepção dos colaboradores de uma empresa angolana em relação à importância do “Benefício Alimentação” como ferramenta de QVT e o seu impacto na satisfação e no desempenho. Os dados utilizados resultam da aplicação do inquérito baseado nos modelos de Castilhos (2014), e Rafael e Lima (2011), à uma amostra de 80 colaboradores. Os resultados obtidos demonstram que os colaboradores percebem a relevância do benefício, consideram que atende à sua necessidade embora careça de melhorias e que impacta o seu desempenho e satisfação no trabalho. Contudo não se verifica uma associação directa com estes dois indicadores. Estes resultados destacam a importância do diagnóstico da percepção dos trabalhadores sobre as acções neste âmbito, uma vez que podem contribuir para a definição das estratégias relacionadas, e consequentemente para o bem-estar dos colaboradores.
The current business environment is concerned to offer the employee an environment that provides comfort, safety and well-being in the search for the best possible income. The focus, therefore, is no longer just processes and products, but employees include what makes companies adopt quality of life policies, which respond to the basic needs of their staff, emphasizing here the "benefit food". As important as the implementation of the programs is to measure their capacity to respond to the needs and expectations of the group concerned. Thus, this study aimed to analyze the perception of the employees of an Angolan company regarding the importance of "Food Benefit" as a tool for QWL and its impact on satisfaction and performance. The data used result from the application of the survey based on the Castilhos (2014), and Rafael e Lima (2011) models, to a sample of 80 employees. The results show that the employees perceive the relevance of the benefit, consider that it meets their need although it needs improvement and that impacts their performance in the work and job satisfaction. However, there is no direct association with these two indicators. These results highlight the importance of diagnosing workers' perceptions about actions in this field, since they can contribute to the definition of related strategies, and consequently to the well-being of employees.

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Keywords

Benefício Alimentação Qualidade de vida Trabalho Satisfação Desempenho Benefit Food Quality of life Job Satisfaction Performance

Pedagogical Context

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