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Representações dos clientes sobre psicoterapia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSani, Ana Isabel
dc.contributor.advisorLeal, João
dc.contributor.authorCarmo, Marília da Natividade Vieira
dc.date.accessioned2020-08-05T15:50:25Z
dc.date.available2021-07-27T00:30:10Z
dc.date.issued2019-09-09
dc.description.abstractA pertinência do estudo sobre a perspetiva do cliente é cada vez mais reconhecida como valiosa para a compreensão do modo como a psicoterapia funciona e o seu impacto. Neste sentido, o presente estudo centra-se numa análise compreensiva sobre as representações dos clientes acerca da psicoterapia. Para o efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco clientes que frequentavam um processo de psicoterapia. Para analisar as entrevistas foi utilizada a abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2012). Quatro categorias e respetivas subcategorias foram identificadas e discutidas em relação à literatura sobre as representações dos clientes e as suas próprias experiências em psicoterapia. Quanto aos resultados, estes são consistentes com estudos qualitativos anteriores sobre as perspetivas dos clientes. De forma geral, observa-se que os participantes conseguiram verbalizar as suas perceções e crenças sobre a psicoterapia, assim como, as suas experiências neste contexto. Os clientes consideram-se agentes da sua própria mudança, admitindo que a psicoterapia não funciona se os próprios não participarem de forma ativa durante o processo. Também, foram capazes de identificar mudanças que ocorreram em várias dimensões das suas vidas como um efeito do tratamento.pt_PT
dc.description.abstractThe relevance of the perspective of the clients is increasingly getting acknowledged as valuable for the understanding of how psychotherapy works and its impact. In this sense, this study focuses on a comprehensive analysis of the clients’ representations regarding psychotherapy. For this purpose, we conducted semistructured interviews with five clients in a psychotherapy process. To analyze the interviews a qualitative approach was used, based on the content analysis of Bardin (2012). Four categories and respective subcategories were identified and discussed concerning the literature about the clients’ representations and their own experiences in psychotherapy. The results are consistent with the previous qualitative studies about the clients’ perspectives. Generally, we could observe that the participants were able to express their perceptions and beliefs about psychotherapy, as well as their experiences in this context. The clients consider themselves agents of their own change, thinking that psychotherapy does not work if they do not participate actively during the process. They were also able to identify changes that occurred in various dimensions of their lives as a result of the treatment.pt_PT
dc.identifier.tid203010078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8853
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicoterapiapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectClientespt_PT
dc.subjectExpetativaspt_PT
dc.subjectPerceção de mudançapt_PT
dc.subjectPsychotherapypt_PT
dc.subjectClientspt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectExpectationspt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.titleRepresentações dos clientes sobre psicoterapiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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