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Este trabalho aborda a utilização dos sítios da World Wide Web (WWW), pelas instituições de ensino superior, para a divulgação dos seus cursos de mestrado. Especificamente, este estudo procura analisar: 1) a informação sobre mestrados que as instituições de ensino superior oferecem, nos seus sítios, aos seus visitantes; 2) até que ponto os sítios têm uma navegação funcional, permitindo ou não ao utilizador localizar rapidamente a informação sobre os mestrados; e 3) verificar se estes sítios recorrem a elementos-padrão da usabilidade.
A metodologia utilizada no estudo foi a análise de conteúdo, com base numa grelha de análise, sendo os dados examinados de forma quantitativa. A amostra foi constituída por 14 sítios de instituições de ensino superior que divulgam cursos de mestrado.
Dos sítios analisados neste estudo, verificou-se que a maioria disponibiliza informação útil e essencial sobre o curso. Uma parte significativa dos sítios já possibilita candidaturas online, as quais evitam a necessidade do candidato ter se que deslocar à instituição. No que diz respeito à navegação e rapidez de localização da informação detectaram-se situações menos positivas. Nenhum dos sítios apresenta toda a informação sobre o mestrado numa só página, obrigando o utilizador a clicar em novas páginas para obter todos os dados de que necessita. Porém, e de uma forma geral, os sítios estudados recorrem à utilização de elementos-padrão da usabilidade.
Considerando o objectivo deste trabalho, poderá concluir-se que os sítios das universidades e institutos superiores portugueses podem ser considerados como instrumentos de divulgação dos cursos, mas com lugar a melhorias no que diz respeito à sua navegação e, consequentemente, localização rápida e fácil da informação. This dissertation looks into the use of the World Wide Web (WWW) by higher education institutions in the promotion of their master degrees. Specifically this work attempts to analyze: 1) the information that the higher education institutions disclose on their websites regarding their master degrees; 2) to which extent the websites have a functional navigation, enabling (or not) to rapidly locate information about the master degrees; and 3) if these websites use standard usability features.
The methodology used in this study was content analysis, based on an analysis chart. The findings were examined quantitatively. The sample was composed by 14 websites of higher education institutions that promote master degrees.
It was possible to verify that the majority of the websites analyzed in this study disclose useful and essential information regarding the courses. A significant portion of the websites already offers the possibility of online application, which eliminates any need for the applicants to travel to the institution. Regarding navigation and location of information, some less positive situations were encountered. None of the websites offered the total of the data on a single page, forcing the user to click on further pages to attain all the desired information. In general, the studied websites use standard usability features.
Considering the objective of this work, it is possible to conclude that the websites of the Portuguese universities and higher education institutes can be deemed as promotional instruments for their courses, however the sites‟ navigation, and, consequently, quick and convenient location of information, can be improved.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.
Keywords
Sítio Informação Usabilidade Navegação Padrão Website Content Information Usability Navigation Standard
