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Expansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstrada, Rui
dc.contributor.authorSantos, Bruno Oliveira
dc.date.accessioned2016-11-21T15:47:01Z
dc.date.available2016-11-21T15:47:01Z
dc.date.issued2016-11-17
dc.description.abstractDo futuro do entretenimento a uma moda infantil temporária, e daí até se tornarem as principais ferramentas de entretenimento e até, em grande parte, de socialização: os videojogos, hoje, dizem-nos muito, enquanto sociedade fortemente digitalizada. Há no entanto uma faixa da sociedade – sobretudo a partir dos 55 anos de idade – que tem sido marginalizada deste fenómeno, seja por vontade própria, seja por negligência da indústria. Não obstante, numa sociedade cada vez mais envelhecida (a nível nacional e também global), torna-se pertinente a criação de um plano de expansão demográfica do mercado que englobe este grupo, grande e em crescimento, de potenciais consumidores. Esse é precisamente o objetivo deste estudo, que faz uso de variadas fontes bibliográficas e empíricas para a criação desse mesmo plano, visando estratégias de atração, inclusão, suporte e manutenção destes indivíduos no mercado dos videojogos.pt_PT
dc.description.abstractFrom the future of entertainment to a childish fad, and from there until becoming the main tool for entertainment and, to a great extent, for socialization: nowadays, video games play a major role in our strongly digitalized society. There has been, however, a part of it – mainly people older than 55 years – that has been put aside from this phenomenon, either by their own will, or by neglect from video game industry. Nonetheless, in an increasingly ageing global society, it becomes quite relevant to create a marketing plan for a demographic expansion for this market, supported by smart strategic initiatives, in order to prepare a process of aggregation for this already huge and fast growing target. That is precisely this study’s main goal. To do so, various bibliographic and empirical sources were used and organized into strategic plans of seduction, inclusion, support and maintenance of this target in the video game market.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5658
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVideojogopt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectSilver gamerpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectExpansão de mercadopt_PT
dc.subjectAtividade lúdicapt_PT
dc.subjectVideo gamept_PT
dc.subjectConsumerpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectSilver gamerpt_PT
dc.subjectMarket expansionpt_PT
dc.subjectLeisure activitypt_PT
dc.titleExpansão do mercado dos videojogos: como educar os séniores para uma cultura gamificadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Marketing e Publicidadept_PT

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