| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 972.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas empresas a competitividade é cada vez maior e tem sido intensificada ao longo dos anos, as transformações que ocorrem rapidamente em todo sector empresarial e o número de concorrentes no mercado são factores que levam as empresas a procurarem novas fontes de vantagem competitiva. As novas estruturas empresariais e práticas de organização do trabalho, terão como objectivos, superar os limites da inovação, da aprendizagem e da criação de novo conhecimento. Deste modo as práticas de Gestão do Conhecimento podem ser definitivamente uma vantagem competitiva para as empresas. Ao criar uma cultura baseada no Conhecimento inicia-se a definição de uma orientação estratégica e uma Gestão de topo, Gestão que será apoiada no recurso ao digital. A quantidade de informação com que diariamente as empresas lidam torna-se uma dificuldade, para isso as ferramentas informáticas tornam-se importantes para a Gestão das Empresas. A Web e a sua evolução são factores que facilitam que as empresas se tornem mais colaborativas e com maior assertividade na procura de informação, relevante para o seu sucesso. O recurso à Web 3.0 vai permitir que as pessoas e as máquinas se liguem, evoluam, partilhem e usem o conhecimento numa escala sem precedentes e de novas formas que tornam a experiência da Internet melhor. Possibilita que decisões de negócios sejam fundamentadas em mais e melhores dados gerados por sistemas inteligentes. O presente estudo visa compreender de que forma as tecnologias e a sua utilização poderá ter impacto na Gestão do Conhecimento nas empresas. Para isso foi utilizado o Grounded Theory para a pesquisa de dados e o trabalho realizado neste contexto permite perceber que no futuro poderá ser a Web e o Digital que farão a maior parte do trabalho no campo da Gestão do Conhecimento. In companies competitiveness is increasing and has been enhanced over the years, the changes that occur rapidly across the business sector and the numbers of competitors in the market are factors that lead companies to search for new sources of competitive advantage. The new business structures and practices of work organization have as objectives, overcome the limits of innovation, learning and creating new knowledge. For that the practice of Knowledge Management can definitely be a competitive advantage for companies. With the creation of a Knowledge-Based culture begins the definition of a strategic orientation and top management, management that will be supported in the digital resource. The amount of information that companies deal daily becomes a difficulty for the companies, for that computer tools become important for the Management of Enterprises. The Web and its evolution are factors that make it easier for businesses become more collaborative and more assertive in seeking information relevant to success. The use of Web 3.0 will allow people and machines to connect, evolve, share and use knowledge on an unprecedented scale and new ways to make the Internet experience better. Business decisions are based on more and better data generated by intelligent systems. This study aims to understand how the technologies and their use may have an impact on knowledge management in Enterprises. For this we used the Grounded Theory for the research data, and the work done in this context allows us to understand that in the future could be the Web and Digital that will make the most of the work in the field of Knowledge Management.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
Keywords
Gestão do conhecimento Colaboração Web Web 3.0 Empresa Gestão Knowledge management Collaboration Web Web 3.0 Company Manage
