Publication
O jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo: criatividade e subjectividade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Matos, Marta | |
dc.contributor.advisor | Bahia, Sara | |
dc.contributor.author | Bucho, João Luís Saporiti Machado da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T17:23:14Z | |
dc.date.available | 2017-03-03T17:23:14Z | |
dc.date.issued | 2015-12-22 | |
dc.description.abstract | Esta investigação tem como principal objectivo avaliar a importância do jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo. Graças às suas inúmeras potencialidades acreditamos poder estimular a criatividade, contribuir para a dimensão subjectiva e para a construção identitária. Trata-se de um estudo exploratório, sendo utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa. Através de um modelo de investigação-acção, o objecto de estudo incidiu num grupo de oito psicólogas, que participaram no programa de intervenção “Grupo Vivencial: Introdução ao Jogo de areia”, constituído por catorze sessões, num total de trinta horas, onde foram fornecidas informações teóricas-práticas-vivenciais sobre o jogo de areia. Na análise quantitativa, foi efectuada a avaliação pré e pós-teste, através do Teste de Pensamento Criativo de Urbam e Jellen (1996; Ibérico Nogueira & Almeida, 2007) e da Escala de Estilos de Pensar e Criar, de Wechsler (1999; versão portuguesa de Garcês, 2011). Para a análise qualitativa, recorreu-se à epistemologia qualitativa de González Rey (2000, 2003), que enfatiza o aspecto construtivo-interpretativo-dialógico na construção do conhecimento, tendo sido utilizados dois instrumentos construídos para o efeito, a grelha de observação e a folha de registo sobre o jogo de areia, que foram aplicados durante as várias sessões, assim como foi efectuada a análise dos cenários construídos, através da integração das filmagens/fotografias, com as narrativas e comentários dos autores das cenas. Para se poder efectuar a análise sobre o estado actual dos profissionais de psicologia que conhecem e utilizam o jogo de areia, assim como em que contextos o utilizam, foi construído o questionário “Diagnóstico sobre o jogo de Areia” que foi enviado via on-line através do Lime Survey, ao qual responderam 124 psicólogos. Apesar das limitações e restrições deste estudo, os resultados obtidos indicam que o jogo de areia como instrumento pedagógico utilizado na formação do psicólogo, contribui para a estimulação da criatividade, facilitando a configuração de diversos sentidos subjectivos e ajudando na construção da sua identidade pessoal e profissional. Por outro lado, os resultados do questionário ilustram o desconhecimento que os psicólogos têm sobre o jogo de areia e que é reflexo da escassez ou mesmo ausência de bibliografia nacional sobre o tema. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research aims to assess the importance of sandplay as a pedagogical tool in the training of psychologists. Thanks to its countless potential, we believe it can stimulate creativity, contribute towards subjective dimension and help build identities. It is an exploratory study, which uses a quantitative and qualitative methodology. Through an action research model, the study object focused on a group of eight female psychologists, who participated in the intervention program "Experiential Group: Introduction to Sandplay", which comprised fourteen sessions, in a total of thirty hours, where theoretical, practical and experiential information about the sandplay. In the quantitative analysis we carried out a before and after test using the Urbam and Jellen Creative Thinking Test (1996; Ibérico Nogueira & Almeida, 2007) and Wechsler's Scale of Thinking and Creating Styles (1999, Portuguese version by Garcês, 2011). For the qualitative analysis, we used the qualitative epistemology by González Rey (2000, 2003), which emphasizes on the constructive, interpretative and dialogic aspect of building knowledge, having for the sandplay used two building instruments to this effect - the observation chart and record sheet, which were applied during the various sessions, as well as carrying out an analysis of the scenarios built, through the integration of film and photography, with narrative and comments of the authors of the scenes. In order to carry out the analysis of the current state of the psychology professionals who are familiar with and use sandplay, as well as in which contexts they use it, a questionnaire was put together "Diagnosis of sandplay" which was sent via internet using the Lime Survey, to which 124 psychologists responded.Despite the limitations and restrictions of this study, the results obtained indicate that sandplay, as a pedagogical instrument used in the training of psychologists, contributes towards stimulating creativity, facilitating the configuration of various subjective senses and helping in building their personal and professional identity. On the other hand, the survey results show that psychologists do not have any knowledge of sandplay, which reflects the lack or even absence of national bibliography on the subject. | pt_PT |
dc.description.abstract | Cette recherche a pour principal objectif d'évaluer l'importance du jeu de sable comme outil pédagogique dans la formation du psychologue. Grâce à son vaste potentiel, nous pensons pouvoir stimuler la créativité, contribuer à la dimension subjective et à la construction de l'identité. Il s'agit d'une étude exploratoire qui a utilisé une méthodologie quantitative et qualitative. À travers un modèle de recherche-action, l'objet d'étude a porté sur un groupe de huit psychologues qui ont participé au programme d'intervention "Groupe expérientiel: Introduction au jeu de sable " comprenant quatorze séances, un total de trente heures, où ont été fourni des informations théoriques et pratiques expérientielles sur le jeu de sable. L'analyse quantitative a été réalisée avant et après le test à travers le Test de la Pensée Créative de Urbam et Jellen (1996; Ibérico Nogueira & Almeida, 2007) et de l'Echelle des façons de penser et de créer, de Wechsler (1999; version portugaise de Garcês, 2011). Pour l'analyse qualitative, nous avons utilisé l'épistémologie qualitative de González Rey (2000, 2003), qui met l'accent sur l'aspect constructif-interprétatif-dialogique dans la construction de la connaissance, après avoir utilisé deux instruments construits à cet effet, la grille d'observation et la feuille d'enregistrement sur le jeu de sable, qui ont été appliqués au cours des différentes sessions et a également été fait l'analyse des scénarios construits, par l'intégration de tournages/photographies, avec les histoires et les commentaires des auteurs des scènes. Afin d'effectuer l'analyse sur l'état actuel des professionnels de la psychologie qui connaissent et utilisent le jeu de sable, ainsi que les contextes où ils l'utilisent, un questionnaire a été créé "Diagnostic sur le jeu de sable" qui a été envoyé en ligne grâce à Lime Survey, auquel ont répondu 124 psychologues. Malgré les limitations et restrictions de cette étude, les résultats obtenus indiquent que le jeu de sable comme outil pédagogique utilisé dans la formation des psychologues contribue à stimuler la créativité, facilitant la configuration de différents sens subjectifs et en aidant à la construction de leur identité personnelle et professionnelle. D'autre part, les résultats du questionnaire illustrent la méconnaissance que les psychologues ont du jeu de sable, ce qui reflète le manque, voire l'absence de bibliographie nationale sur le sujet. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101397240 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5852 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sandplay | pt_PT |
dc.subject | Jogo de areia | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Subjectividade | pt_PT |
dc.subject | Educação expressiva | pt_PT |
dc.subject | Sand game | pt_PT |
dc.subject | Creativity | pt_PT |
dc.subject | Subjectivity | pt_PT |
dc.subject | Expressive education | pt_PT |
dc.subject | Jeu de sable | pt_PT |
dc.subject | Créativité, Subjectivité | pt_PT |
dc.subject | Éducation expressive | pt_PT |
dc.title | O jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo: criatividade e subjectividade | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências Sociais, especialidade em Psicologia | pt_PT |