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Agressividade escolar e exposição à violência doméstica

dc.contributor.advisorCosta, Anapor
dc.contributor.authorNunes, Carla Alexandra Vilaça da Silva Margaridopor
dc.date.accessioned2009-01-19T12:47:26Zpor
dc.date.accessioned2011-10-25T15:25:46Z
dc.date.available2009-01-19T12:47:26Zpor
dc.date.available2011-10-25T15:25:46Z
dc.date.issued2004por
dc.descriptionMonografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Psicologia Clínicapor
dc.description.abstractDeparamo-nos com várias situações que pela sua perseverança e pelos níveis de violência física e psicológica, constituem factores de risco que ameaçam gravemente o desenvolvimento psicológico e o bem-estar das crianças. O objectivo deste estudo será o de examinar a relação entre a agressividade existente nas escolas e a exposição à violência quer física quer emocional, no meio familiar. Para o efeito será realizado o presente estudo, no qual serão administrados dois questionários, um para avaliar a agressividade demonstrada pela criança em meio escolar e outro para verificar a existência ou ausência de um ambiente familiar violento. A amostra deste estudo compreende 117 alunos do 4º ano de escolaridade, tendo sido avaliadas a sua agressividade escolar através da Escala de Disrupção Escolar Professada pelo Aluno EDEP (Veiga, 1996), e a existência ou não de um ambiente familiar violento através da escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (S.A.N.I.) (Sani, 2003). Os resultados foram posteriormente analisados no package estatístico SPSS, 11.01. O s resultados da Escala de Disrupção Escolar Professada pelo Aluno EDEP permitiram a divisão da nossa amostra em dois grupos, sendo o grupo I composto por 70 alunos considerados disciplinados e o grupo II composto por 47 alunos considerados indisciplinados. No grupo dos alunos indisciplinados verificamos haver uma maior frequência de sujeitos do sexo masculino. A análise da presença ou ausência de violência doméstica nos dois grupos foi efectuada comparando-se as médias de ambos nos resultados obtidos na escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (S.A.N.I.). Os resultados dos estudos diferenciais apresentam diferenças estatisticamente significativas entre o grupo I e o grupo II, confirmando-se que o grupo dos alunos indisciplinados (grupo II), evidenciou experienciar mais situações de violência. Pretende-se com o presente estudo contribuir para o desenvolvimento de estratégias de prevenção nas escolas relativamente à violência e vitimação tentando desta forma romper com o “ciclo de violência” que se estende desde o meio familiar até à escola.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/883por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleAgressividade escolar e exposição à violência domésticapor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

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