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Autocuidado e prática profissional em estudantes finalistas de Psicologia: um estudo qualitativo

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A prática profissional da Psicologia acarreta inúmeras exigências, algumas delas associadas à concretização do plano terapêutico, pelo que se evidencia necessário os psicoterapeutas envolverem-se em práticas que promovam o desenvolvimento de estratégias de autocuidado, tendo em conta o quanto estes profissionais se envolvem e compadecem com cada pessoa/cliente (Melo & Raupp, 2020). Estas mesmas experiências podem também ocorrer durante o período de estágio curricular ou profissional, visto que os estagiários experienciam stresse significativo a nível académico que depois é transferido no processo de transição para o trabalho (Robins et al. 2018), afetando o seu desempenho numa fase de aprendizagem prática muito importante. A presente investigação de caráter qualitativo tem como objetivo aferir a perceção dos estudantes finalistas de Psicologia em estágio curricular e dos estagiários à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) relativamente à importância das estratégias de autocuidado para a sua prática profissional; nesse sentido, foram realizadas oito entrevistas semiestruturas, seis a estagiários curriculares e duas a estagiários a realizar o estágio de admissão à OPP. A análise dos dados obtidos foi realizada com recurso um processo de análise temática (Braun & Clarke, 2006; Bardin, 2011). Os resultados obtidos demonstram que a totalidade dos participantes está familiarizada com o conceito de autocuidado, sendo capaz de o definir. Além disso consideram estar na posse de estratégias de autocuidado, salientando a importância da atividade física, da meditação, dos hobbies, da psicoterapia, do apoio social, da alimentação saudável e do sono adequado, como estratégias relevantes. Reconhecem ainda o autocuidado como indissociável da prática profissional, como um imperativo ético e como um conjunto de estratégias promotoras da saúde, frisando ainda a falta de investimento na temática durante o percurso académico e ausência de informação e materiais de apoio sobre o autocuidado. Por último destacamos benefícios do autocuidado no desempenho das suas funções nomeadamente, na melhoria da escuta, no aumento da empatia, na facilitação da comunicação, no reforço da ética e na resolução de problemas. Estes dados contribuem para o aprofundamento do conhecimento da perceção que os psicólogos estagiários possuem sobre a relevância da prática do autocuidado, elencando e firmando a necessidade da inclusão desta temática no treino e formação académico e profissional destes profissionais.
The professional practice of Psychology entails numerous demands, some of which are associated with the implementation of the therapeutic plan, highlighting the need for psychotherapists to engage in practices that promote the development of self-care strategies, considering the extent to which these professionals become involved and empathize with each individual/client (Melo & Raupp, 2020). These same experiences may also occur during the period of internship or professional training, as interns experience significant academic stress that is later transferred into the transition process to work (Robins et al., 2018), affecting their performance in a crucial practical learning phase. This qualitative research aims to assess the perception of final-year Psychology students during their internship and interns registered with the OPP regarding the importance of self-care strategies for their professional practice. In this regard, eight semi-structured interviews were conducted—six with curricular interns and two with interns undergoing admission internship to OPP. Data analysis was performed using a thematic analysis process (Braun & Clarke, 2006; Bardin, 2011). The obtained results demonstrate that all participants are familiar with the concept of self-care and are able to define it. Additionally, they consider themselves to possess self-care strategies, emphasizing the importance of physical activity, meditation, hobbies, psychotherapy, social support, healthy eating, and adequate sleep as relevant strategies. They also recognize self-care as inseparable from professional practice, as an ethical imperative, and as a set of health-promoting strategies. Participants highlight the lack of investment in the subject during their academic journey, the absence of information, and support materials on self-care. Lastly, the benefits of self-care in the performance of their functions are emphasized, including improvement in listening skills, increased empathy, facilitation of communication, reinforcement of ethics, and problem resolution. These findings contribute to a deeper understanding of the perception that intern psychologists have regarding the relevance of self-care practice, underscoring the need for the inclusion of this topic in the academic and professional training of these professionals.

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Autocuidado Estratégias Estagiários Self-care Strategies Interns

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