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Educação 4.0 e os fugitivos digitais: o desafio da prática docente em face do abismo tecnológico dos professores do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

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Abstract(s)

O objectivo geral desta pesquisa foi o de compreender como os elementos que constituem as práticas pedagógicas do profissional docente em sala de aula impactam na Educação, face aos novos rumos traçados pela tecnologia e os seus profícuos desdobramentos característicos do campo digital. Estes podem constituir um desafio significativo para os professores. Sobretudo, para aqueles com maiores dificuldades para ultrapassar as práticas já instituídas, operando, de forma tradicional, o fazer ensinar e aprender. Neste trabalho, este perfil foi denominado de professor “fugitivo digital” cujo desempenho, em relação à sua atuação na sala de aula, aponta para uma atitude contraditória dado o modo da sua condução refratária orientada pelo ostracismo digital ao amealhar esforços centrados na importância de ampliar e atualizar competências e habilidades impulsionadas pela práxis do ambiente virtual por onde circulam os alunos nativos digitais que fazem uso das ferramentas tecnológicas de forma intuitiva e chegam às escolas com novos comportamentos, habilidades, necessidades e expectativas. Tal, em grande medida, evoca a construção de um currículo progressivo que utiliza métodos e sistemas de ensino suportados pelas tecnologias digitais. Neste contexto situam-se as indagações que percorreram este trabalho sobre o ato de ensinar fazer-se comprometido com a prontidão digital concebida pelo desejo de “querer”, pela inclinação à mudança de comportamento do professor de forma contínua, a partir das perspectivas de treinamento, de ensino e de educação abertos para caminhos diversificadamente inovadores. Para a caracterização dos professores quanto à utilização da tecnologia em sala de aula, foi realizado um estudo de caso através de métodos quantitativos e qualitativos cujos resultados se mostraram úteis para analisar a necessidade da formação continuada como uma eficiente ferramenta de facilitação da prática do cotidiano do professor “fugitivo digital” interpelado pelo fazer no virtual onde entram em cena as variadas formas de conjugação do tempo, espaço e recursos didáticos. Participaram da investigação cerca de 149 profissionais da educação (professores, gestores e pedagogos) distribuídos entre os Campi Centro Histórico, Maracanã, Monte Castelo e São José de Ribamar pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Surgem, durante a investigação, expectativas de nova performance em relação ao planeamento da experiência pedagógica que, por meio do gradativo envolvimento com a prática aplicada dos conceitos decorrentes da tecnologia, pode tornar-se um profissional aberto para a prontidão digital como gerador de novas experiências baseadas na relação de ensino e aprendizagem. Com isso, além da erradicação de atitudes inópias, acreditamos que a aceitação da viabilidade da formação continuada de professores pode concorrer para o enfrentamento dos desafios acerca do papel do educador na sociedade contemporânea. Tal significa que este trabalho é mais uma possibilidade de leitura e debate onde todas estas questões no limiar de um novo tempo, em que de nós, educadores, se esperam respostas. Para a sua obtenção, faz-se necessário, portanto, analisar e refletir, com mente aberta, acreditando na possibilidade de ultrapassar do já constituído, ousando inovador para aprimorar a formação dos educadores. Em complemento, o presente trabalho oferece um modelo para enquadrar as ações de formação contínua de professores, com uma proposta concreta para envolver os fugitivos digitais no uso e exploração de tecnologias digitais em sala de aula.
The main goal of this research was to understand how the elements that constitute the pedagogical practices of the teaching professional in the classroom impact on Education, in the face of the new directions set by technology and its fruitful developments characteristic of the digital field. These can be a significant challenge for teachers. Above all, for those who have greater difficulties in overcoming the already established practices, operating, in a traditional way, the doing of teaching and learning. In this paper, this profile was called "digital fugitive" teacher, whose performance, in relation to his/her performance in the classroom, points to a contradictory attitude, given the way he/she conducts him/herself in a refractory manner, guided by digital ostracism, as he/she amasses efforts focused on the importance of expanding and updating competencies and skills driven by the praxis of the virtual environment where digital native students circulate, who use technological tools intuitively and arrive at schools with new behaviors, skills, needs, and expectations. This, to a great extent, evokes the construction of a progressive curriculum that uses teaching methods and systems supported by digital technologies. It is in this context that the questions that ran through this work about the act of teaching becoming committed to digital readiness conceived by the desire to "want", by the inclination to change the teacher's behavior continuously, from the perspectives of training, teaching and education open to diversely innovative paths. In order to characterize the teachers as to the use of technology in the classroom, a case study was carried out through quantitative and qualitative methods whose results proved useful to analyze the need for continued training as an efficient tool to facilitate the daily practice of the "digital fugitive" teacher interpellated by the doing in the virtual where the varied forms of conjugation of time, space and didactic resources come into play. The research involved about 149 education professionals (teachers, managers and pedagogues) distributed among the Campi Centro Histórico, Maracanã, Monte Castelo and São José de Ribamar belonging to the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). During the investigation, expectations of new performance arise in relation to the planning of the pedagogical experience that, through the gradual involvement with the applied practice of the concepts arising from technology, can become a professional open to digital readiness as a generator of new experiences based on the teaching and learning relationship. With this, besides the eradication of inopian attitudes, we believe that the acceptance of the viability of continued education for teachers can contribute to face the challenges about the educator's role in contemporary society. This means that this work is one more possibility of reading and debate where all these questions on the threshold of a new time, in which answers are expected from us, the educators. To obtain them, it is necessary, therefore, to analyze and reflect, with an open mind, believing in the possibility of going beyond what has already been constituted, daring to innovate in order to improve the formation of educators. In complement, the present work offers a model to frame the actions of continuous teacher training, with a concrete proposal to involve digital fugitives in the use and exploration of digital technologies in the classroom.
L'objectif général de cette recherche était de comprendre comment les éléments qui constituent les pratiques pédagogiques du professionnel de l'enseignement dans la classe ont un impact sur l'éducation, face aux nouvelles orientations fixées par la technologie et ses développements fructueux caractéristiques du domaine numérique. Ceux-ci peuvent représenter un défi important pour les enseignants. Surtout pour ceux qui ont plus de difficultés à dépasser les pratiques déjà établies, opérant, de manière traditionnelle, la fabrication de l'enseignement et de l'apprentissage. Dans ce travail, ce profil a été appelé "fugitif numérique" enseignant dont la performance, par rapport à leur performance dans la salle de classe, indique une attitude contradictoire étant donné la façon dont leur conduite réfractaire guidée par l'ostracisme numérique alors que l'accumulation des efforts axés sur l'importance de l'expansion et la mise à jour des compétences et des capacités conduit par la praxis de l'environnement virtuel où circulent les élèves natifs numériques qui font un usage intuitif des outils technologiques et arrivent à l'école avec de nouveaux comportements, compétences, besoins et attentes. Ceci évoque, dans une large mesure, la construction d'un curriculum progressif qui utilise des méthodes et des systèmes d'enseignement soutenus par les technologies numériques. Dans ce contexte, les questions qui ont traversé ce travail sur l'acte d'enseigner s'engagent dans la préparation numérique conçue par le désir de "vouloir", par l'inclination à changer continuellement le comportement de l'enseignant, dans des perspectives de formation, d'enseignement et d'éducation ouvertes à des voies diversement innovantes. Pour la caractérisation des enseignants concernant l'utilisation de la technologie en classe, une étude de cas a été réalisée à travers des méthodes quantitatives et qualitatives dont les résultats ont été utiles pour analyser le besoin de formation continue comme outil efficace pour faciliter la pratique quotidienne de l'enseignant "fugitif numérique" interpellé par le faire dans le virtuel où entrent en jeu les différentes formes de conjugaison du temps, de l'espace et des ressources didactiques. Environ 149 professionnels de l'éducation (enseignants, gestionnaires et pédagogues) répartis entre les Campi Centro Histórico, Maracanã, Monte Castelo et São José de Ribamar appartenant à l'Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) ont participé à l'enquête. Il émerge, au cours de l'enquête, des attentes de nouvelles performances par rapport à la planification de l'expérience pédagogique qui, à travers l'implication progressive avec la pratique appliquée des concepts issus de la technologie, peut devenir un professionnel ouvert à la préparation numérique comme générateur de nouvelles expériences basées sur la relation enseignement-apprentissage. Avec cela, en plus de l'éradication des attitudes inopérantes, nous croyons que l'acceptation de la viabilité de la formation continue des enseignants peut contribuer à faire face aux défis du rôle de l'éducateur dans la société contemporaine. Cela signifie que ce travail est une possibilité supplémentaire de lecture et de débat où toutes ces questions au seuil d'une nouvelle époque, dans laquelle nous, en tant qu'éducateurs, sommes censés apporter des réponses. Pour les obtenir, il est donc nécessaire d'analyser et de réfléchir, avec un esprit ouvert, en croyant en la possibilité d'aller au-delà de ce qui a déjà été constitué, en osant innover afin d'améliorer la formation des éducateurs. En complément, le présent travail offre un modèle pour encadrer les actions de formation continue des enseignants, avec une proposition concrète pour impliquer les fugitifs numériques dans l'utilisation et l'exploration des technologies numériques en classe.

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Tecnologia Práticas de ensino Fugitivo digital Prontidão digital Contexto IFMA Technology Teaching practices Digital fugitive Digital readiness IFMA context Technologie Pratiques d’enseignement Fugitif et promptitude numérique Contexte IFMA

Pedagogical Context

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