Repository logo
 
Publication

A evolução temporal da representação da mulher na publicidade: análise de anúncios de cerveja

dc.contributor.advisorSimões, Elsa
dc.contributor.authorCunha, Yasmim Lyra da Costa e
dc.date.accessioned2024-09-12T14:34:00Z
dc.date.available2024-09-12T14:34:00Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractO projeto de graduação investiga a evolução temporal da representação visual da mulher em anúncios de cerveja, ao analisar a mudança dos estereótipos da década de 1980 a 2020 conforme as mudanças socioculturais. A relevância desta análise, que combina as componentes teórica e prática, para o campo da publicidade está no seu contributo para uma melhor compreensão sobre a utilização de estereótipos nas mensagens publicitárias através dos resultados do corpus analisado. O objetivo do projeto é verificar a evolução dos estereótipos de género nos anúncios de cerveja através das estratégias visuais utilizadas na criação da imagem da mulher. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de análise de discurso publicitário em cinco anúncios entre os anos 1980 e 2020 de diferentes marcas de cerveja para analisar elementos subtis como posturas, olhares, relações de domínio e submissão e nudez na representação visual da mulher. Os resultados da análise confirmaram a hipótese proposta de que os anúncios de cerveja acompanham as evoluções socioculturais ao criar progressivamente estereótipos menos objetificados e sexualizados na representação visual da mulher. Desta forma, os resultados sugerem uma postura consciente em crescimento da publicidade na década de 2020 ao corrigir os seus estereótipos e apelar à igualdade de género no conteúdo publicitário.pt_PT
dc.description.abstractThis graduation project investigates the temporal evolution of the visual representation of women in beer ads, analyzing the change of stereotypes from the 1980s to 2020 as socio-cultural changes. The relevance of theoretical and practical analysis for the field of advertising lies in the ability to provide a clear and verifiable understanding of the creation of stereotypes in advertising messages through the results of the corpus analyzed. The objective of the project is to verify the evolution of gender stereotypes in beer ads through the visual strategies used in the creation of the image of women. To achieve this goal, a qualitative research of advertising discourse analysis was carried out in five advertisements between the years 1980 and 2020 of different beer brands to analyze subtle elements such as postures, relations of domination and submission and nudity in the visual representation of the woman. The results of the analysis confirmed the proposed hypothesis that beer ads accompany sociocultural evolutions by progressively creating less objectified and sexualized stereotypes in the visual representation of women. In this way, the results suggest a growing conscious stance of advertising in the 2020s by correcting their stereotypes and calling for gender equality in advertising content.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13183
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectRepresentação da mulherpt_PT
dc.subjectAnúnciospt_PT
dc.subjectCervejapt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectGender stereotypespt_PT
dc.subjectRepresentation of womenpt_PT
dc.subjectAdspt_PT
dc.subjectBeerpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.titleA evolução temporal da representação da mulher na publicidade: análise de anúncios de cervejapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_42693.pdf
Size:
1002 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto_de_graduação_42693
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: