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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho pretende ser um contributo para o alargamento dos conhecimentos e
para todos os que queiram ou necessitem de conhecer a temática da depressão. Mais
precisamente no que diz respeito ao papel do enfermeiro na prevenção da depressão.
A depressão é, hoje em dia, uma das principais causas de incapacitação e a segunda causa
de perda de anos de vida saudáveis. Os custos inerentes a esta doença são muito caros,
sendo por isso muito importante a prevenção da mesma. O enfermeiro tem um papel crucial
na promoção de hábitos de vida saudáveis e na prevenção da doença. A prevenção de uma
doença pode ser primária, secundária ou terciária.
Para a realização deste estudo foi desenvolvido um estudo quantitativo descritivo –
exploratório transversal, com o objectivo de se identificar qual a informação que os alunos
da licenciatura de enfermagem do 4º ano da FCS/ESS – UFP possuem sobre a prevenção da
depressão. Neste sentido foi realizado um questionário aos alunos da Licenciatura de
enfermagem do 4º ano da FCS/ESS - UFP do qual surgiram dados sobre o tema a abordar.
Após o tratamento de dados obtêm-se resultados que tentam dar resposta às questões de
investigação inicialmente levantadas. A amostra estudada considerou 40 alunos que
frequentam o CLE da UFP, sendo a média de idades de 23 anos. Para a identificação da
informação dos alunos em relação à prevenção da depressão, recorreu-se a um questionário
de perguntas de caracterização e uma segunda parte de avaliação da informação que os
alunos têm sobre o tema. Os resultados indicam 65% dos inquiridos sabem a definição
correcta de depressão. Mais de 90% dos alunos têm informação sobre sinais e sintomas de
depressão. Porém em relação à informação sobre a prevenção da depressão e sobre as
intervenções de enfermagem nesta área, as percentagens de respostas correctas às diferentes
perguntas do questionário varia. Conclui-se de qualquer forma, que a maioria dos alunos
possui informação sobre a prevenção, dado que em todas as perguntas mais de 50% destes
respondeu acertadamente.
This paper aims to contribute to the expansion of knowledge on the subject of depression
for professionals as well as those desiring or requiring more information. More specifically,
the role of nurses in preventing depression.
Depression is one of the principal causes of disability and the second leading cause of lost
years of a healthy life. The costs of this disease are very expensive and, as such, prevention
is of the utmost importance. Nurses play an essential role in promoting healthy living habits
and disease prevention. The prevention of a disease may be primary, secondary or tertiary.
A quantitative descriptive study was developed for this paper – an exploratory analysis
with the aim of identifying which information the students of the 4th year graduate nursing
program of FCS / ESS - UFP have on the prevention of depression. A student questionnaire
was distributed to 4th year students in the Bachelor of Nursing program of FCS / ESS –
UFP, data from which emerged on the topic to be addressed.
After the data processing of the results, the results who try to give answers to the research
questions, initially raised, are obtained. The sample found 40 students who attend the CLE
of the UFP, with a mean age of 23 years. For the identification of information to students
regarding prevention of depression, we used a questionnaire with questions of
characterization and a second part of the evaluation of information that students have about
the subject. The results indicate 65% of respondents know the correct definition of
depression. More than 90% of students have information about signs and symptoms of
depression. But in relation to information on the prevention of depression and on the
nursing interventions in this area, the percentages of correct answers to different questions
in the questionnaire vary. It is in any way, that most students have information on
prevention, as in all the questions more than 50% of them answered correctly.
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem
