Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os princípios da promoção da saúde devem constituir uma referência a nível da higiene oral
passando pela aquisição de comportamentos individuais. Assim, é na infância que se deve
iniciar a prevenção e a aquisição de conhecimentos de forma a tornarem as crianças mais
pró-activas, responsabilizando-as também da necessidade de uma higiene eficaz para manter a
sua saúde oral, como parte integrante de um todo inerente ao seu processo de crescimento e
desenvolvimento.
Os objectivos deste estudo são: 1) Identificar e realizar um levantamento dos hábitos de
higiene oral das crianças; 2) Promover, motivar e sensibilizar as crianças acerca da higiene
oral; 3) Verificar se as actividades lúdicas têm efeito positivo na instrução/motivação; 4)
Verificar se a higiene oral (medida através do índice de higiene oral Greene & Vermillion
Simplificado) melhora após a aquisição de conhecimentos.
Realizou-se a pesquisa bibliográfica no motor de busca da pubmed com as seguintes
palavras-chave: “oral hygiene”, “oral health promotion”, “Greene & Vermillion index”, bem
como uma consulta de livros relacionados com o tema.
Foram seleccionados 50 artigos científicos, tendo como limite temporal os últimos 10 anos.
A amostra em estudo foi constituída por 83 crianças com idades compreendidas entre os 5 e
12 anos. Este estudo foi realizado em duas fases, a primeira em que se realizou um inquérito e
se efectuaram duas medições de IGV, a inicial permitiu avaliar os hábitos de higiene oral das
crianças e a segunda avaliar a eficácia da escovagem imediatamente após ter sido realizadas
as instruções; na segunda fase, 90 dias depois, apenas se efectuou uma medição que permitiu
determinar se houve ou não alteração dos hábitos de higiene oral, a eficácia da escovagem
passados 3 meses do ensinamento e permitiu verificar qual a influência de actividades lúdicas
no grupo.
Os resultados indicam que se verificou a existência de melhorias significativas no índice de
placa bacteriana após a sensibilização. Ao fim de 90 dias, reavaliaram-se estas crianças e
observou-se que o IGV aumentou relativamente à segunda medição, mas foi
significativamente inferior ao medido inicialmente. As actividades lúdicas parecem indicar
um reforço da interiorização do conhecimento, reflectindo-se num IGV mais baixo, mas
constatou-se que o IGV neste grupo não é significativamente mais baixo que no grupo que
não teve reforço positivo da aquisição de conhecimento com as actividades lúdicas.
Enfatiza-se assim, a importância da promoção da saúde oral, de educar as crianças sobre
estilos de vida saudáveis, permitindo o desenvolvimento de aptidões e hábitos correctos de
higiene oral, uma vez que se verificam melhorias essenciais na qualidade de vida e bem-estar
das crianças.
The principles health promotion must constitute a reference in terms of oral hygiene passing
by the acquisition of individual behaviours. So, it is on the childhood that it is necessary to
initiate the prevention and the acquisition of knowledges in order to make children more
pro-active, holding them responsible also of the necessity of an efficient hygiene to maintain
their oral health, like integrant part of a completely inherent process of growth and
development.
The objectives of this study are: 1) To identify and to carry out a lifting of oral hygiene habits
of the children; 2) To promote, to cause and to move the children about the oral hygiene; 3)
To check if the playful activities have positive effect in the education/motivation; 4) To check
if the oral hygiene (measured through the rate of oral hygiene Greene and Vermillion
Simplified) improves after the acquisition of knowledges.
The bibliographical search was reviewed on the search engine “pubmed” with the next key
words: “oral hygiene”, “oral health promotion”, “Greene and Vermillion index”, as well as a
consultation of books connected with the subject.
50 scientific articles were selected, having the search been limited on the last 10 years.
The sample in study was composed by 83 children with ages understood between 5 and 12
years. This study was carried out in two phases, the first one where an inquiry and two
measurements of IGV took place, the first one allowed to achieve the initial value of oral
hygiene habits of children and the second one to value the efficiency of the teethbrushing
immediately after the education been carried out; in the second phase, 90 days later, it was
made a measurement which allowed to determine if there was, or not, alteration of oral
hygiene habits, the efficiency of the teethwashing after 3 months of the teaching and the
influence of playful activities within the group.
The results showed the existence of significant improvements in the rate of bacterial plate
after the sensibilization. In the end of 90 days, it was done a new evaluation on these children
and it was noticed that the IGV increased relatively to the second measurement, but it was
significantly inferior to the measured done initially. It seems that the playful activities are a
reinforcement acquiring knowledges, reflecting on a lower IGV, however, it was noticed that
the IGV in this group is not significantly lower than in the group that had not positive
reinforcement of the acquisition of knowledge with the playful activities.
So, it was checked the importance of promotion of oral health, of educating the children on
healthy ways of life, allowing the development of aptitudes and correct habits of oral hygiene,
as soon as essential improvements happen in the capacity of life and well-being of the
children.
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Medicina Dentária