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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objectivo geral analisar a relação entre as
dificuldades de tomada de decisão vocacional e o auto-conceito, em função do nível
sócio-económico (NSE), o ano de escolaridade (8º e 9ºano) e o sexo. Os instrumentos
utilizados foram: o Questionário Sócio-Demográfico, o Questionário sobre as
Dificuldades de Tomada de Decisão Vocacional e a Escala de Auto-Conceito e Auto-
Estima.
A amostra é constituída por 63 participantes, dos quais 35 do sexo feminino e 28
do sexo masculino, distribuídos pelos três níveis sócio-económicos, 3 do nível alto, 22
do nível médio e 38 do nível baixo, a frequentarem o 8º ano (40 participantes) e o 9º ano
(23 participantes).
Os resultados obtidos revelaram que não existem diferenças significativas em
relação à falta de prontidão em função do sexo, ano de escolaridade e NSE. Assim como
não existem diferenças significativas em relação ao Auto-conceito em função do ano de
escolaridade e NSE.
Nas correlações verificamos que não há correlação entre a Falta de Prontidão e
Aceitação Social e Auto-estima. Mas existe uma correlação significativa negativa e
fraca entre a Falta de Prontidão e a Competência Escolar, assim como, há uma
correlação significativa positiva, moderada entre a Competência Escolar e a Auto-
Estima e também, uma correlação significativa, positiva e fraca entre a Competência Escolar e Aceitação Social. The present study aims at analyzing the relationship between the difficulties of
decision making and vocational self-concept, depending on the socio-economic status
(SES), the grade (8 and 9 years) and sex. The instruments used were: Socio-
Demographic Questionnaire, the Questionnaire on Decision-Making Difficulties Scale
and the Vocational Self-Concept and Self-Esteem.
The sample consists of 63 participants, including 35 females and 28 males,
distributed among the three socioeconomic levels, three of the high level, 22 of medium
level and 38 low level, to attend the 8th year (40 participants) and year 9 (23
participants).
The results revealed no significant differences regarding the lack of readiness by
gender, grade and SES. Just as there are significant differences in relation to selfconcept
as a function of grade and SES.
The correlations we found no correlation between the lack of readiness and
Social Acceptance and Self-esteem. But there is a significant negative correlation
between the weak and Lack of Competence and School Readiness, as there is a
significant positive correlation, moderate between the School Competence and Self-
Esteem and also a significant correlation, between the positive and weak Competence
and School Social Acceptance.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte de requisitos para a obtenção de grau de mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
