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Estratégias de storytelling nas campanhas da Super Bock (2019/2025)

dc.contributor.advisorTuna, Sandra
dc.contributor.authorRebelo, Bruna Catarina Ferreira
dc.date.accessioned2025-10-06T16:24:38Z
dc.date.available2025-10-06T16:24:38Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.
dc.description.abstractO presente projeto de graduação tem como principal objetivo analisar as estratégias discursivas de storytelling, utilizadas pela marca portuguesa Super Bock nas suas campanhas publicitárias, no período compreendido entre os anos de 2019 e 2025. A investigação proposta pretende analisar a evolução da comunicação da marca ao longo do tempo, através da análise de duas campanhas específicas: “Vamos pôr a cerveja em dia?” (2021) e “Nem sempre estamos super” (2025). A seleção destas campanhas baseou-se na sua visibilidade, coerência narrativa e relevância discursiva. Ao adotar narrativas que promovem valores universais e com as dinâmicas sociais contemporâneas, a marca consegue não apenas promover os seus produtos, mas também construir uma identidade mais sólida e significativa no mercado. Além disso, ao assumir um papel simbólico na cultura nacional, a Super Bock pode diferenciar-se na concorrência, como uma marca que vai além da promoção do produto.por
dc.description.abstractThe main objective of this graduation project is to analyse the discursive storytelling strategies used by the Portuguese brand Super Bock in two of its advertising campaigns, between 2021 and 2025. This analysis aims to understand how the brand constructs emotional and symbolic narratives that connect with contemporary audiences, positioning itself beyond product promotion. The research focuses on two emblematic campaigns: “Sede de Abraços” (2021), launched in response to the emotional impact of the pandemic, and “Nem sempre estamos super” (2025), which introduces a more introspective and vulnerable narrative. These campaigns were selected based on their media visibility, narrative richness and symbolic relevance. A qualitative and multimodal approach was adopted, based on discourse analysis and visual semiotics. By observing visual frames, slogans and symbolic elements, the study explores how Super Bock's advertising storytelling contributes to the construction of brand identity and emotional resonance with its audience. It is concluded that, in these cases, storytelling serves as a powerful communicative tool, enabling the brand to occupy a symbolic and affective place in Portuguese culture.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14630
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisher[s.n.]
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectStorytelling
dc.subjectPublicidade
dc.subjectDiscurso publicitário
dc.subjectIdentidade de marca
dc.subjectSuper Bock
dc.subjectAdvertising
dc.subjectBrand discourse
dc.subjectMultimodality
dc.titleEstratégias de storytelling nas campanhas da Super Bock (2019/2025)por
dc.title.alternativeStorytelling strategies in Super Bock’s campaigns (2019/2025)eng
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

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