Repository logo
 
Publication

Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial

dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.date.accessioned2011-01-06T11:00:04Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:48:16Z
dc.date.available2011-01-06T11:00:04Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:48:16Z
dc.date.issued2003por
dc.description.abstractEste artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use.por
dc.identifier.citationAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 7 (2003) 239-262.por
dc.identifier.issn0873-819Xpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1766por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesAntropológicaspor
dc.relation.ispartofseries7 (2003)por
dc.titleEstudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencialpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
239-262.pdf
Size:
111.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: