Publication
Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial
dc.contributor.author | Gouveia, Luis Borges | |
dc.date.accessioned | 2011-01-06T11:00:04Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-06T14:48:16Z | |
dc.date.available | 2011-01-06T11:00:04Z | por |
dc.date.available | 2011-10-06T14:48:16Z | |
dc.date.issued | 2003 | por |
dc.description.abstract | Este artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001. Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, o que pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web. The paper presents a study on the Web pages impact, in a particular higher education environment. The study main goal was to analyse the use of Web pages by students, as a complement to presential teaching. The study compares three variables related to technology competences: computer use, Internet use, and Web pages use. The study suggests that a considerable number of students keeps accessing the class Web pages after finishing the course, and that this trend is independent from each student competences regarding computer use and Web use. | por |
dc.identifier.citation | Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 7 (2003) 239-262. | por |
dc.identifier.issn | 0873-819X | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/1766 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universidade Fernando Pessoa | por |
dc.relation.ispartofseries | Antropológicas | por |
dc.relation.ispartofseries | 7 (2003) | por |
dc.title | Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Manuel Borges Gouveia | |
person.givenName | Luis | |
person.identifier | xF1eGXcAAAAJ&hl | |
person.identifier.ciencia-id | 6B1C-3509-9FA5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2079-3234 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51 |