Repository logo
 
Publication

Impacto das plataformas de streaming na indústria do entretenimento

dc.contributor.advisorCardoso, António
dc.contributor.authorPastor, Maria João Martins
dc.date.accessioned2025-10-28T16:30:24Z
dc.date.available2025-10-28T16:30:24Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo analisar o impacto das plataformas de streaming na indústria do entretenimento, ao explorar as transformações que estes serviços provocam no consumo, produção, distribuição e valorização de conteúdos audiovisuais. O surgimento do streaming revolucionou a forma como o público acede ao entretenimento, substituindo modelos tradicionais, como a televisão a cabo e o cinema, por um formato mais flexível e personalizado, assente no acesso digital imediato e no modelo on-demand. Ao longo do trabalho será abordada a forma como o streaming alterou os hábitos de consumo, permitindo ao público assistir a conteúdos de qualquer lugar e a qualquer hora, bem como a popularização do binge-watching e a democratização do acesso a produções internacionais. Serão ainda analisados os impactos na produção, desde o aumento das obras originais exclusivas das plataformas até à diversidade cultural e representativa que ganharam maior espaço nestes serviços. Para além da Investigação teórica, foi também realizado um questionário online, cujos resultados revelaram que a maioria dos participantes utiliza sobretudo a Netflix e Spotify de uma forma regular maioritariamente por motivos de entretenimento e lazer o que confirma que o streaming já substituiu em grande parte os meios tradicionais do consumo. Os inquiridos destacaram igualmente a influência dos algoritmos de recomendação e a relevância do custo das plataformas na decisão de subscrição, aspetos que refletem os benefícios e desafios que estas tecnologias apresentam. Desta forma, o projeto pretende demonstrar que o streaming é uma das maiores revoluções na história recente do entretenimento, trazendo benefícios significativos, mas também novos obstáculos que exigem constante adaptação por parte da indústria.por
dc.description.abstractThis project aims to analyze the impact of streaming platforms on the entertainment industry, by exploring the transformations these services have brought to the consumption, production, distribution, and appreciation of audiovisual content. The emergence of streaming has revolutionized the way audiences access entertainment, replacing traditional models such as cable television and cinema with a more flexible and personalized format, based on immediate digital access and the on-demand model. Throughout this work, the focus will be on how streaming has changed consumption habits, allowing audiences to watch content anytime and anywhere, as well as the popularization of binge-watching and the democratization of access to international productions. The impacts on production will also be addressed, from the increase in platform-exclusive original works to the cultural and representative diversity that has gained greater visibility in these services. In addition to the theoretical research, an online questionnaire was conducted, and the results revealed that most participants mainly use Netflix and Spotify on a regular basis, primarily for entertainment and leisure purposes, which confirms that streaming has largely replaced traditional forms of media consumption. Respondents also highlighted the influence of recommendation algorithms and the relevance of platform costs in subscription decisions, aspects that reflect both the benefits and challenges posed by these technologies. Thus, the project demonstrates that streaming is one of the greatest revolutions in the recent history of entertainment, bringing significant benefits while also presenting new obstacles that demand constant adaptation from the industry.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14713
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisher[s.n.]
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPlataformas de streaming
dc.subjectGlobalização cultural
dc.subjectComunicação digital
dc.subjectConteúdo audiovisual
dc.subjectStreaming plataforms
dc.subjectCultural globalization
dc.subjectDigital communication
dc.subjectAudovisual content
dc.titleImpacto das plataformas de streaming na indústria do entretenimentopor
dc.title.alternativeImpact of streaming platforms on the entertainment industryeng
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_2022109394.pdf
Size:
653.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto de graduação_2022109394
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: