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Conhecimentos sobre alimentação e nutrição: estudo dos seus determinantes em estudantes do ensino superior

dc.contributor.advisorOliveira, Andreia
dc.contributor.authorMartins, Ana Rita de Oliveira
dc.date.accessioned2022-02-22T15:14:59Z
dc.date.available2023-10-27T00:30:18Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionTrabalho Complementar apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Ciências da Nutriçãopt_PT
dc.description.abstractIntrodução: A literacia em saúde inclui diversas dimensões, das quais se destacam os conhecimentos sobre alimentação e nutrição. Apesar de um elevado conhecimento alimentar/nutricional, por si só, parecer não determinar mudanças positivas nas escolhas alimentares e de outros estilos de vida, pode munir os indivíduos com ferramentas que apoiem melhores escolhas para a sua saúde. Objetivos: Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento sobre alimentação e nutrição de estudantes do 1ºciclo de estudos da área das Ciências da Saúde, e avaliar os seus fatores associados. Metodologia: Foi conduzido um estudo observacional transversal, que incluiu estudantes do Ensino Superior da área das Ciências da Saúde, a frequentar o 1º ano do ensino regular no ano letivo de 2019/2020 (proporção de participação de 84%, entre os elegíveis). A amostra final incluiu 150 participantes (75% do sexo feminino), com uma média de idades de 20 anos (desvio-padrão (dp)=0,30 anos). Procedeu-se à aplicação de um questionário estruturado de autopreenchimento para a recolha de dados, anónimo e confidencial. Os conhecimentos sobre alimentação/nutrição foram avaliados através de uma escala previamente testada na população portuguesa (âmbito de variação: 0-100%). As variáveis categóricas foram comparadas através do teste de Qui-quadrado e as variáveis quantitativas contínuas foram descritas através da média (dp) e foram comparadas através do teste ANOVA. Resultados: A percentagem média de respostas corretas na escala de conhecimentos sobre alimentação/nutrição foi de 77,9% (dp=12,57), com um mínimo de 36% e um máximo de 100%. Embora as diferenças sejam relativamente pequenas e maioritariamente sem significado estatístico, os indivíduos com mais conhecimentos sobre alimentação e nutrição mostraram apresentar estilos de vida mais saudáveis, isto é um maior consumo de fruta e produtos hortícolas, uma prática de atividade desportiva mais regular, melhores hábitos de sono (pelo menos 8 horas diárias) e uma maior frequência de toma de suplementos vitamínicos. Ao analisarmos os fatores associados a um conhecimento em alimentação/nutrição extremo (>90% respostas corretas), verificou-se que este foi significativamente superior nos indivíduos que reportaram um consumo médio mais elevado de fruta e produtos hortícolas (4,6 vs. 3,2 porções/dia, p=0,019), particularmente de sopa, nos estudantes com mães mais escolarizadas (12,7 vs. 11,3 anos médios de escolaridade, p=0,039) e nos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde comparativamente aos da Escola Superior de Saúde (55,0% vs. 45,0%, p=0,018). Conclusões: O nível de conhecimentos sobre alimentação e nutrição em estudantes do Ensino Superior da área das Ciências da Saúde foi relativamente elevado (78%). Os fatores que se mostraram significativamente associados a um maior conhecimento (>90% respostas corretas) foram o maior consumo de fruta e produtos hortícolas, uma maior escolaridade da mãe e a Faculdade/Escola que frequentavam.pt_PT
dc.description.abstractBackground: Health literacy includes several dimensions, including knowledge about food and nutrition. Although a high food/nutritional knowledge, by itself, does not seem to determine positive changes in food choices and other lifestyles, it can provide individuals with tools that support better choices for their health. Objectives: This study aimed to evaluate the level of knowledge in food and nutrition of students of the 1st cycle of studies in the area of Health Sciences, and to evaluate its associated factors. Methodology: An observational cross-sectional study was conducted, which included higher education students in the area of Health Sciences, attending the 1st year of regular education in the 2019/2020 school year (participation proportion of 84%, among eligible students). The final sample included 150 participants (75% female), with a mean age of 20 years (standard deviation (SD)=0.30 years). A structured self-completed questionnaire was applied for the collection of data, anonymous and confidential. Knowledge about food/nutrition was evaluated using a scale previously tested in the Portuguese population (range: 0-100%). Categorical variables were compared using the Chi-square test and the continuous quantitative variables were described by mean (standard deviation) and were compared using the ANOVA test. Results: The mean percentage of correct answers on the food/nutrition knowledge scale was 77.9% (SD=12.57), with a minimum of 36% and a maximum of 100%. Although the differences are relatively small and mostly without statistical significance, individuals with more knowledge about food and nutrition showed to have healthier lifestyles, such as a higher consumption of fruit and vegetables, a more regular practice of sports activity, better sleep habits (at least 8 hours daily) and a higher frequency of taking vitamin supplements. When analyzing the factors associated with an extreme food/nutrition knowledge (>90% correct answers), it was found that this was significantly higher in individuals who reported a higher average consumption of fruit and vegetables (4.6 vs. 3.2 portion/day, p=0.019), particularly soup, in students with more educated mothers (12.7 vs. 11.3 average years of schooling, p=0.039) and in students of the Faculty of Health Sciences compared to those of the Higher School of Health (55.0% vs. 45.0%, p=0.018). Conclusions: The level of knowledge about food and nutrition in higher education students in the area of Health Sciences was relatively high (78%). The factors that were significantly associated with a greater knowledge (>90% correct answers) were a higher consumption of fruit and vegetables, a higher maternal education and the College/School they attended.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10789
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectConhecimentospt_PT
dc.subjectNutriçãopt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectDeterminantespt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectNutritionpt_PT
dc.subjectFoodpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectDeterminantspt_PT
dc.titleConhecimentos sobre alimentação e nutrição: estudo dos seus determinantes em estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

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