Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
168.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais
apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu
desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por
toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais
e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação
de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados
com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos,
quer mais recentemente do leste europeu.
A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável
especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos
imigrantes.
A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas
de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de
crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer
no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar
espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como
local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente
como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro».
Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra
a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação
para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente
aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo
para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.
At the moment we live, the problematic of the intercultural relations presents
itself to us in a particularly intense way. The European project develops and
deepens, the phenomena of nationalisms spreads to all Europe, becoming too
much evident all the national idiosyncrasies and cultural multiplicities. At the
same time we verified phenomena’s of population dislocation in large scale
and particularly in Portugal and Spain, traditional emigration coutries, in these
last years we are confronted with massive waves of immigrants from African
and sud-american countries, as well as from the eastern Europe.
The immigration in Iberian Peninsula is presently an infightable reality, specialy
if we consider the quantity and the diversity of the immigrant origins. The live conditions improvement after the first years of immigration and the
family reagrupment lead to the rise in the number of immigrant children in the
educative Portuguese and Spanish sistema. This fact by itself can explain the
rising need to crate spaces in school for intercultural education, since it comes
as a priviledge place of socialization and acquisition of the own culture and
simultaneously as a way of communicative interaction with the “other” culture.
In this context we will try to make an analisis of the situation in which the intercultural
education in Spain and Portugal, enrooting it in the education towards
citizenship, this way trying to encounter common spots of acting and simultaneously
learn with the experiences performed in both countries, contributing
to the construction of a real multicultural society.
Description
Keywords
Citation
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 10 (2007) 227-255.