Repository logo
 
Publication

Classificação dos erros de escrita em alunos do 2° ao 4° ano, através de um texto narrativo

dc.contributor.advisorPeixoto, Vânia
dc.contributor.authorPereira, Marine Inês Guerreiro
dc.date.accessioned2024-04-04T11:40:42Z
dc.date.available2024-04-04T11:40:42Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractA análise dos erros é baseada numa abordagem semiológica relacionada com a consciência fonológica, com o intuito de fornecer informações detalhadas sobre o processo cognitivo e linguístico envolvido na tomada de decisão ortográfica. Os resultados destacam a importância da literacia emergente e das habilidades de linguagem, ortografia e grafia no desenvolvimento da expressão escrita. A classificação dos erros utilizada neste estudo aprofunda as questões cognitivo-linguísticas envolvidas na decisão ortográfica. Com base numa sequência de imagens, foi pedido a alunos do 2º, 3º e 4º ano que realizassem uma narrativa escrita elicitada por essas imagens. Obtiveram-se 45 narrativas (17 do 2º ano, 11 do 3º ano e 17 do 4º ano) de crianças com idades compreendidas entre os 7 e 11 anos. Posteriormente, os erros de escrita foram classificados de acordo com a tipologia de Alves (2009). Através da análise das narrativas escritas, foi possível observar-se que o domínio linguístico é um dos mais afetados e, consequentemente, o erro fonológico o mais observado. Ao nível dos erros fonológicos foram diversas as alterações, mas, essencialmente ao nível da acentuação, da sílaba, do formato silábico e ao nível do segmente. Sugere-se que este trabalho possa estender-se a uma maior quantidade de participantes a fim de se registar alguma consistência nos tipos de erros com maior frequência e, posteriormente, pensar em medidas preventivas, ao nível do pré-escolar e início da escolaridade para diminuir esta situação.pt_PT
dc.description.abstractError analysis is based on a semiological approach related to phonological awareness, with the aim of providing detailed information about the cognitive and linguistic processes involved in spelling decision making. The results highlight the importance of emergent literacy and language, spelling and spelling skills in the development of written expression. The classification of errors used in this study deepens the cognitive-linguistic issues involved in the spelling decision. Based on a sequence of images, 2nd, 3rd and 4th year students were asked to write a written narrative elicited by these images. 45 narratives were obtained (17 from the 2nd year, 11 from the 3rd year and 17 from the 4th year) from children aged between 7 and 11 years. Subsequently, written errors were classified according to the typology of Alves (2009). Through the analysis of the written narratives, it was possible to observe that the linguistic domain is one of the most affected and, consequently, the phonological error the most observed. In terms of phonological errors, there were several alterations, but essentially in terms os stress, syllables, syllabic format and segments. It is suggested that this work could be extended to a larger number of participants in order to register some consistency in the types of errors with greater frequency and, later, to think about preventive measures, at the pre-school level and beginning of schooling to lessen this situation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12873
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectErros de escritapt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectWriting errorspt_PT
dc.subjectNarrativept_PT
dc.titleClassificação dos erros de escrita em alunos do 2° ao 4° ano, através de um texto narrativopt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_17080.pdf
Size:
18.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
17080
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: