Repository logo
 
Publication

Contribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua prática

dc.contributor.authorRurato, Paulo
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.date.accessioned2008-07-18T08:14:06Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:45:45Z
dc.date.available2008-07-18T08:14:06Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:45:45Z
dc.date.issued2004por
dc.description.abstractDistance learning is one of the most important factors to promote quality and knowledge transfer to our education systems and existing learning facilities. In order to succeed in using distance learning we need to identify the concept, and its advantages and outcomes. This paper as the goal of introducing the distance learning concept, and to discuss advantages and outcomes concerning the use of distance education facilities. In order to approach a stable and acceptable concept definition, the outcomes and limitations are discussed. Such discussion takes no use of arguments as defending technology or listing technologies promises. The paper follows the discussion on how people can take advantage of distance learning as an alternative path to fulfil their needs. O ensino a distância (EaD) é actualmente um dos factores de produção que promete a melhoria e maior alcance, quer dos sistemas de ensino, quer da capacidade e facilidades disponíveis para aprendizagem. Desta forma, importa realizar um esforço para identificar o que é e quais as vantagens e inconvenientes que este tipo de ensino nos oferece. O artigo aqui apresentado tem por objectivo, contribuir para a introdução do tema e elencar as vantagens e desvantagens associadas à utilização do EaD. Face a esta reflexão de quais as vantagens e os inconvenientes associados ao EaD, é possível desenvolver uma proposta mais consolidada do contexto do que é o Ensino a Distância. Esta discussão é tomada sem reequacionar debates recorrentes de utilização de tecnologias de ensino, como os já existentes quando Sócrates insistia (contra o ensino baseado na escrita) que a contiguidade espaço-temporal do facilitador e do aprendente é essencial ao ensino eficaz.por
dc.formatarticlepor
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 85-91.por
dc.identifier.issn1646-0499por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/563por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologiapor
dc.relation.ispartofseries1por
dc.titleContribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua práticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameLima Rurato
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.givenNamePaulo Alexandre
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-idD118-BDBA-0677
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-5654-175X
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationaf68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf68ca86-0269-47b8-a12b-21a758dea453

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
85-91FCT2004-3.pdf
Size:
355.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: