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Abandono escolar precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate
dc.contributor.advisor | Caridade, Sónia | |
dc.contributor.author | Novo, Gonçalo Pinto do Pilar Eira | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T12:54:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T12:54:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia | |
dc.description.abstract | O presente estudo designado “Abandono Escolar Precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate” aborda a problemática do Abandono Escolar Precoce em Portugal numa ótica de prevenção e combate do processo e de redução da taxa de abandono escolar precoce através das políticas educativas criadas para facilitar e promover tal redução. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, nomeadamente com o apoio da análise documental das políticas públicas educativas existentes e com a análise estatística de informação disponibilizada na web das taxas de abandono escolar precoce ocorridas num período compreendido entre 2000-2018, pretendemos compreender de que forma as medidas e as estratégias aplicadas estão a contribuir para a redução do abandono escolar precoce e em que ponto de situação Portugal se situa face às diretrizes da União Europeia em âmbito de redução da taxa de abandono escolar precoce para 10.6%. Neste estudo estão em campo de análise os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), a Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE). | pt_PT |
dc.description.abstract | The current study named “Early school drop out: public educational policies of prevention and combat ” addresses the problem of early school drop outs in Portugal in a perspective of prevention and combat of this process and of reduction of school drop out through educational policies created to facilitate and promote such reduction. Using qualitative and quantitive methods, namely with the support of documental analysis of existing educational public policies and with statistical analysis of information available in the web of these drop out rates, occurred between 20002018, we mean to understand in what way the applied measures and strategies are contributing to the reduction of early school drop out and in which situation Portugal is regarding European Union’s guidelines to reduce this drop out rate to 10.6%. In this study are being analised the Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), the Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), the Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) and the Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE). | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/8266 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Abandono escolar precoce | pt_PT |
dc.subject | Políticas públicas educativas | pt_PT |
dc.subject | Redução | pt_PT |
dc.subject | Combate e taxa de redução | pt_PT |
dc.subject | Early school drop out | pt_PT |
dc.subject | Pubblic educational policies | pt_PT |
dc.subject | Reduction | pt_PT |
dc.subject | Reduction rate | pt_PT |
dc.title | Abandono escolar precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |