Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- A sala de aula invertida num cenário potencial de integração com a wikipédiaPublication . Lopes, Sergio; Borges Gouveia, Luis; Reis, PedroObjetivos da apresentação: Partilhar o que é a sala de aula invertida (Flipped Classroom) Verificar o estado da investigação em curso sobre a sala de aula invertida e alguns dados preliminares Refletir sobre a Wikipédia e o seu uso no Ensino Superior Refletir sobre a Wikipédia e a sua potencial relação com a sala de aula invertida
- Resultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroNeste relatório apresentamos os resultados da investigação de campo e a decorrente análise estatística realizada no âmbito do estudo de doutoramento em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) em curso, acerca de uma amostra composta por discentes (n=152) oriundos de cursos superiores da área de Ciências Informáticas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. Os resultados e as informações foram obtidos através da realização de um total de nove (9) experimentos, compostos por: um (1) experimento piloto mais oito (8), sendo uma parte dos dados coletados através de grelhas de observação e a outra parte através da aplicação de inquéritos por questionário, numa investigação de características quali-quantitativas e com a abordagem metodológica em torno da Investigação-Ação (I-A). O presente relatório apresenta os resultados para o experimento que foi testado no contexto do relatório TRS 01/2019 intitulado “Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto”. O experimento piloto serviu de base para o protocolo das sucessivas experiências realizadas e reportada a sua análise exploração de dados no presente documento.
- O modelo de ensino da flipped classroom (sala de aula invertida) no âmbito do ensino superiorPublication . Lopes, Sergio; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
- Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroEste relatório apresenta os resultados de um experimento realizado no âmbito das turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa. O experimento consistiu em realizar uma aula sobre Diagrama de Classes (UML), conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através do modelo pedagógico da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). O experimento foi realizado com o suporte de um protocolo de procedimentos, uma grelha de observação, um inquérito e uma relação de instruções aos alunos. No final do experimento os alunos responderam um inquérito, cujo objetivo principal foi verificar os sentimentos, aspetos comportamentais e de desempenho dos alunos face ao modelo pedagógico da “sala de aula invertida”. Este experimento é parte integrante do Doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da “sala de aula invertida”, nos processos de ensino e aprendizagem no nível do Ensino Superior.
- A avaliação das aprendizagens em ambientes de ensino no contexto do e-learning: as possibilidades e os desafios em torno da aferição do conhecimentoPublication . Lopes, Sergio; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
- Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedadePublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroEste relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.