Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Estudos da publicidade exterior: do cartaz camaleónico à realidade virtualPublication . Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Zilles; Zuffo, MarceloO trabalho apresenta uma revisão história das colaborações científico- tecnológicas dos autores no campo da publicidade exterior. Sintetiza as principais atividades realizadas na intersecção entre comunicação publicitária, cidades criativas e tecnologias nos últimos 10 anos em Portugal. Assim, o documento apresenta as pesquisas, desafios e resultados em ordem cronológica e, desta forma, debate a evolução dos meios de comunicação em espaços urbanos, numa reflexão sobre os marcos da evolução desta mídia fora-de-portas – do papel ao digital, da tinta aos bits, do físico ao virtual. Nosso desejo, então, é perscrutar, refletir e discutir sobre a caminhada que tivemos até o momento – e que não para por aqui – no sentido de partilhar com a comunidade científica nossas visões e, a partir daqui, lançar uma prospectiva para futuras pesquisa na área. Para já podemos indicar que temas emergentes orbitam a alçada da relação entre publicidade e cidade como, por exemplo: cidades sustentáveis, slow-life, marketing de experiência, realidade virtual e aumentada, internet das coisas e inteligência artificial.
- Uma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidadePublication . Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Zilles; Zuffo, MarceloNeste trabalho apresentamos uma re exão sobre os potenciais de aplicação da realidade aumentada e da electrónica na composição de ações publicitá- rias em espaços urbanos. Do outdoor interativo ao pseudo-holograma, são apresentados e discutidos casos aplicados no mercado europeu, nomeada- mente na Inglaterra, a m de diagnosticar algumas das potencialidades da RA no setor publicitário. Em suma, podemos adiantar que o ensaio veri cou que em ambos os casos observados – Pepsi e Domino’s – a relação entre transeunte, publicidade e espaço urbano é alongada devido a possibilidade de interatividade com a peça e, também, devido a sua espetacularidade ao proporcionar a formatação de um cenário híbrido, no qual a paisagem física (real) e os objetos digitais (virtual) se misturam para criar uma nova percep- ção de realidade.
- Transeuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônicoPublication . Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Zillesconversamos sobre a evolução da comunicação em espaços urbanos com Francisco Mesquita, que atua junto à Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal. Estudioso das narrativas, estéticas e materialidades dos cartazes publicitários, o professor lança um olhar crítico a questões técnicas, tecnológicas, estratégicas e socioculturais intrínsecas a estes dispositivos que revestem a paisagem das cidades. A entrevista transcorre no entendimento dos marcos evolutivos do cartaz, suas abordagens criativas, a comunicação das marcas com transeuntes, inovação em materiais e, também, pelas abordagens artísticas e sociais da publicidade como elemento que con gura os centros urbanos. Recentemente, Mesquita lançou o livro “Do Paleo- cartaz ao Cartaz Camaleónico”, obra na qual aprofunda sua re exão acerca da evolução da publicidade exterior.