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- Violência no namoro em contexto escolar: Responder e prevenir a partir dos agentes educativosPublication . Caridade, Sónia; Braga, TeresaO meio escolar constitui um contexto favorável para se encetarem e estabelecerem as primeiras interações e experiências amorosas. Os agentes educativos possuem um papel fundamental na identificação e sinalização das manifestações abusivas íntimas. Em formato poster, procuraremos analisar e discutir a importância de se considerar a perspetiva dos agentes educativos nas políticas de prevenção e resposta para fazer face à violência no namoro em contexto escolar. Para tal será apresentado um inquérito por questionário que permite avaliar a percepção que os agentes educativos possuem sobre a violência no namoro, o seu grau de preparação e conhecimento de forma a melhor identificar a sinalizar as situações que envolvem abuso íntimo. Serão ainda tecidas algumas considerações a respeito da prevenção e intervenção na violência no namoro, enfatizando-se a importância de se envolver outros atores sociais que interagem diariamente com os adolescentes (por exemplo, pais, professores, assistentes de educação e pares).
- Youth cyber dating abuse: a meta-analysis of risk and protective factorsPublication . Caridade, Sónia; Braga, Teresayber Dating Abuse (CDA) has been identified as a prevalent and negative experience for youth, which highlights the need to identify the factors associated with the occurrence of this phenomenon. Thus, this meta-analysis aims to determine the factors associated with youth CDA perpetration and victimization, identifying which of the factors present the strongest risk and protective effects. We identified 16 studies and 17 independent samples, including a total sample of 12,760 adolescents and young adults. Results showed that individual and intimate relation factors were related to both CDA perpetration and victimization, and peer factors were significantly associated with CDA perpetration; individual sociodemographic factors were unrelated to CDA. Findings from this metaanalysis provide valuable evidence to develop CDA prevention and intervention strategies.
- Versão portuguesa do Cyber Dating Abuse Questionaire (CDAQ) – Questionário sobre Ciberabuso no Namoro (CibAN): Adaptação e propriedades psicométricasPublication . Caridade, Sónia; Braga, TeresaAlgumas manifestações de violência no namoro ocorrem através do uso das novas tecnologias, pelo que importa investigar esta tipologia de abuso apelidada internacionalmente de cyber dating abuse. O presente estudo procurou traduzir e adaptar, para a população portuguesa, o Cyber Dating Abuse Questionaire (CDAQ; Borrajo, Gámez-Guadix, Pereda, & Calvete, 2015), estudando as suas propriedades psicométricas. A versão portuguesa foi administrada a uma amostra de 272 estudantes, a grande maioria (87%) de sexo feminino e com uma média de idades de 28.41 (DP=7.02). A análise fatorial confirmatória revelou bons índices de ajustamento, permitindo confirmar o modelo fatorial do instrumento original constituído por quatro fatores correlacionados, dois relativos à vitimação por agressão direta e controlo e dois à perpetração dessas mesmas tipologias de violência. Adicionalmente, todos os fatores revelaram boa consistência interna. Ainda que os indicadores de prevalência de vitimação e perpetração por controlo (58.8% vs. 63.2%, respetivamente) se tenham revelado mais preponderantes comparativamente aos de vitimação e perpetração por agressão direta (18% vs. 14.7%), foi possível confirmar que estes dois tipos de ciberabuso íntimo constituem comportamentos entre os jovens portugueses estudantes universitários envolvidos/as em relações íntimas. As implicações práticas e empíricas futuras deste estudo são objeto de discussão neste trabalho.