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  • A ortografia interfere com o julgamento de rima? Duas tarefas para a avaliação do processamento fonológico
    Publication . Gomes, Inês; Castro, São Luís; Caló, susana
    Apresentam-se duas provas de julgamento de rima – uma com palavras faladas ou escritas e outra com imagens – em que se manipula a ortografia. Estas provas foram administradas a 30 estudantes universitários, tendo-se observado um efeito significativo da Ortografia: nos pares de palavras que rimam o desempenho foi pior quando estas se escrevem de maneira diferente, e nos pares que não rimam quando se escrevem da mesma maneira. Conclui-se, assim, que se trata de instrumentos úteis na avaliação da integridade dos sistemas de armazenamento fonológico a curto-prazo, sendo sensíveis à influência da ortografia no processamento fonológico. This paper presents two rhyme judgment tasks, one with spoken or written words, and the other with pictures, where the orthography of the stimuli was manipulated. Results from thirty college students show a significant effect of Orthography: more errors were made for pairs of rhyming words which differ in spelling, and for pairs of non-rhyming words which are spelled the same. Thus, these tasks allow us to measure the influence of orthography in phonological processing, and are useful for the assessment of short-term phonological store.
  • Memória de dígitos e memória de frases: dois instrumentos de avaliação neuropsicológica
    Publication . Gomes, Inês; Castro, São Luís; Caló, Susana
    A memória é uma componente envolvida em diversas perturbações, e os casos onde a linguagem se encontra comprometida não são excepção. Assim, torna-se importante dispor de instrumentos que avaliem a memória em geral, e a memória verbal em particular, no contexto das perturbações de linguagem. No presente trabalho serão apresentadas duas provas de memória adaptadas ao português a partir das homónimas que integram a bateria PALPA (Kay, Lesser & Coltheart, 1992): a Amplitude de Memória de Dígitos e a Amplitude de Memória de Sequências Substantivo-Verbo. Memory is a central cognitive process that, as such, can be implicated by absence or misfunctioning in a variety of psychological disorders. In the context of language disorders, it is important to have adequate tools to assess memory, in general, and verbal memory, in particular. In the present paper, two memory tasks adapted from the PALPA battery (Kay, Lesser & Coltheart, 1992) to European Portuguese, will be presented: the Digit Span and the Pointing Span for Noun – Verb Sequences tasks.