Antropológicas Nº 09 (2005)
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Recent Submissions
- Museu da Horta Faial, AçoresPublication . Lira, Sérgio
- Editorial [de] Antropológicas, nº9Publication . Santos, Paula Mota; Vasconcelos, Luísa
- Between science and life: Malinowski's and Hastrup's fieldwork experiencesPublication . Kolankiewicz, MartaO tema deste artigo é a experiência pessoal do antropólogo durante o trabalho de campo levado a cabo noutra cultura. É apresentada através de dois casos: o primeiro, a viajem de Bronislav Malinowski a Mailu e às ilhas Trobriand, e a segunda, a experiência de Kirsten Hastrup na Islândia. O meu material-base é o livro de Malinowski Diary in the strict sense of the term (utilizei o texto integral publicado em polaco em 2001). Utilizei o texto para analisar a experiência de interacção com pessoas de outra cultura, bem como para ilustrar como o Diário influenciou a antropologia contemporânea. Fiz tal através da comparação entre as experiências de trabalho de campo de Malinowski e de Hastrup. Tentei apresentar o seu ‘estar lá’ não só como um fenómeno cultural, mudando de acordo com os discursos de cada época, mas também como uma parte do trabalho que ilumina dilemas epistemológicos e éticos cruciais na antropologia The subject of this article is the personal experience of anthropologists during fieldwork carried out in another culture. It is presented through two cases: the first is Bronisław Malinowski’s journey to Mailu and the Trobriand Islands and the second Kirsten Hastrup’s experience in Iceland. My basic material is Malinowski’s Diary in the strict sense of the term (I used the whole text published in Polish in 2001). I have used the text to analyze his experience of interacting with people from another culture, as well as to show how Diary influenced contemporary anthropology. This I have done by comparing Malinowski’s and Hastrup’s experiences from their fieldwork. I have tried to present their ‘being there’ not only as a cultural phenomenon, changing in phase with discourses of the time, but also as the part of work which highlights crucial epistemological and ethical dilemmas of anthropology.
- Identity and contexts of regional identification: institucional stages, interregional relations and images of regional gender in the Alto Douro of northern PortugalPublication . Parkhurst, Shawn S.Este artigo examina a identidade sociocultural como uma prática de identificação. É condicionada pelos espaços disponíveis para o seu desempenho: instituições regionais (geralmente espaço de ‘boca-de-cena’) e relações sociais menos formalizadas baseadas no trabalho (espaço de ‘bastidores’). Na região tratada, este trabalho é principalmente de cariz agrícola. Relações de classe e género entre (e não só dentro de) fronteiras regionais fornecem recursos simbólicos para encenar a identidade regional. Portugal é um espaço importante para análise porque é muito frequente (e erroneamente) considerado despojado de diferenciação cultural ao nível regional. This article examines regional sociocultural identity as a practice of identification. It is conditioned by the spaces available for enactment: regional institutions (generally “frontstage” space) and less formalized social relations based in work (“back-stage” space). In the region treated, this work is largely agricultural. Class and gender relations across (not just within) regional boundaries furnish symbolic resources for dramatizing regional identity. Portugal is an important space of analysis because it is so often (falsely) considered bereft of cultural differentiation at the regional level.
- Through the looking glass: historical production, photographic representation and the sense of place in Porto's old cityPublication . Santos, Paula MotaO artigo aqui apresentado é parte de uma investigação mais abrangente que, partindo de uma antropologia de inspiração fenomenológica, visava identificar e analisar as diferentes conceptualizações que diferentes grupos sociais têm da parte antiga da cidade do Porto e ver como esta área urbana joga um papel na construção de um sentido de pertença ao Porto, ele próprio. Apresenta-se aqui a construção desse sentido do lugar como objectificada pela prática fotográfica e respectivos sistemas representacionais de dois universos específicos: os serviços de turismo da Câmara Municipal e os habitantes do Porto antigo. The paper presented here is part of a wider research project that, departing from a phenomenological informed anthropology, aimed at identifying the different constructs that different social groups have of Porto’s old part, and to see how this urban area plays a role in the construction of a sense of belongingness to Porto. The referred to analysis of a construction of a sense of place is presented in this paper through the practice of photography and respective representational systems of two groups: the city council tourism services and inhabitants of old Porto.
- Travels to an ancestral past: on diasporic tourism, embodied memory, and identityPublication . Leite, NaomiEste artigo explora o ‘turismo de raízes’ como uma prática identitária diaspórica. A partir de relatos de viagens feitas por membros de várias populações diaspóricas, mostro como o prestar atenção à experiência individual do turista revela uma ênfase subjectiva no corpo sensível como um componente-chave do ‘regresso’ turístico às terras ancestrais. Através de uma participação total dos sentidos com o contexto físico que os rodeia, os viajantes levam a cabo práticas comemorativas que os unem, somática e imaginativamente, com os seus antepassados, e, deste modo, ultrapassam a ruptura diaspórica de passado e presente, antepassados e Eu, terra de origem e exílio. This paper explores “roots tourism” as a diasporic identity practice. Drawing on accounts of voyages made by members of several different diasporic populations, I demonstrate that attention to individual tourist experience reveals a subjective focus on the sensing body as a key component of touristic “return” to ancestral homelands. Through sensory engagement with their physical surroundings, travelers undertake commemorative practices that somatically and imaginatively unite them with their forebears, thus bridging the diasporic rupture of past and present, ancestors and selves, homeland and exile.
- Ciganos, «tendeiros» e «senhores»: fronteiras identitáriasPublication . Brinca, AnaEste artigo aborda algumas questões centrais do «ser cigano» em contextos relacionais inter e intra-étnicos. Argumentaremos, por um lado, que se trata de uma identidade que parece assentar sobretudo numa dicotomização (Barth, 1969) entre um “Nós” («Nós, os ciganos») e os “Outros” (os não ciganos, ou, no caso estudado, os «tendeiros» e os «senhores») e não tanto no que por vezes aparece descrito como «cultura cigana» (concebida como um conjunto de traços culturais inerentes à própria pertença étnica cigana e adquiridos aquando do nascimento de um indivíduo). Por outro lado, mostraremos que a dimensão identidade subjacente ao termo «cigano» não garante por si só a criação de um “Nós” não-fragmentário, solidário e singular. A expressão «Temos cinco dedos nas mãos e nenhum é igual» (sublinhada pela larga maioria dos nossos interlocutores) evidencia a percepção de «outros» no seio do próprio grupo étnico cigano. É justamente por isso que urge proceder à des-homogeneização da categoria étnica «cigano» (Bastos e Bastos, 2005). This article talks about some main questions about «being gipsy» in inter and intra ethnic relation contexts. We’ll argue that on the one hand it is an identity that seems to lay on a dichotomization (Barth, 1969) between an “us” (“us, the gypsies”) and the “others” (the non gypsies or in the studied case, the «tendeiros»(2) and the «gentlemen») and not as much as on what sometimes it’s described as «gipsy culture» (conceived as a group of cultural traits inherent to the very own gipsy ethnic belonging and acquired when an individual is born). On the other hand we’ll show that the underlying identity of the word «gipsy» doesn’t guarantee by itself the creation of a non fragmentary, supportive and unique “us”. The expression «We have five fingers in each hand and they are all different» (used by the majority of our interviewees) shows the perception about the “others” among the very own gipsy ethnic group. This is exactly why it urges to do the de-homogenization of the «gipsy» ethnic group (Bastos e Bastos, 2005).
- Portugueses em Timor: de intérpretes étnicos a intérpretes nas globalizaçõesPublication . Seixas, Paulo CastroO texto apresenta como hipótese o papel dos portugueses em Timor como intérpretes ou mediadores culturais, primeiro entre etnias e, após 1999, entre globalizações. No primeiro caso, os argumentos são a representação acerca da chegada dos portugueses, a inscrição dos mesmos nos rituais diárquicos, a constituição de um espaço-tampão/espaço- ponte e o estatuto social das línguas usadas (Tétum e Português). No segundo caso, os argumentos referem-se ao tipo de missão portuguesa pós-colonial, à desterritorialização de Portugal como estado-tampão/Estado-ponte e à relação entre o Português e o Tétum como línguas solidárias. No final, apresenta-se uma narrativa de tipo nacionalista, criada pós- (restauração da) independência (2002) que reflecte todos estes aspectos num fabuloso sincretismo pós-colonial. The article sustains the hypothesis that Portuguese in East Timor played a role of interpreters or cultural mediators between ethnicities and, after 1999, between globalizations. In the first case, the arguments are the representation of the arrival of Portuguese people, the latter inscription in diarquic rituals, the constitution of a buffer-space/bridge-space and the social status of the used languages (Portuguese and Tetum). In the second case, the arguments are the type of Portuguese post-colonial mission, the de-territorialization of Portugal as a buffer-State/bridge-State and the relationship between Portuguese and Tétum as solidarity-languages. The paper closes with the presentation of a nationalist narrative, imagined in a post-independence (2002) period which reflects all this aspects in a fabulous post-colonial syncretism.
- Identity porosity in the portuguese-speaking hindu diaspora: some reflections on syncretic workPublication . Bastos, Susana PereiraSem negligenciar a importância da reflexão antropológica em torno de noções como hibridismo, creolização, sincretismo, etc. subscrevemos o insight de Peter Van der Veer quando afirma que tais conceitos se tornam bem mais interessantes quando utilizados, reinterpretados ou reavaliados pelos discursos veiculados por actores sociais, em contextos históricos concretos. É neste sentido que me proponho analisar um conjunto de narrativas mobilizado por hindus portugueses na definição e negociação das suas fronteiras identitárias, bem como na avaliação do seu grau de permeabilidade, fluidez, incorporação e mistura face aqueles que, ao longo de uma longa vivência migratória multifaseada e multifacetada, configuraram como «outros». While believing that the anthropological reflection on notions such as hybridity, creolization, syncretism, etc. continues to be valuable, I will subscribe Peter Van de Veer's insight, according to which such concepts become far more interesting when they are mobilised, reinterpreted, or reassessed through the discourses conveyed by social actors in actual historic contexts. It is in this sense that I will analyse a number of identity narratives presented by Portuguese-speaking Hindus in the definition and negotiation of the limits of their identity, as well as in the evaluation of their degree of permeability, fluidity, incorporation, and mixture towards those who, during a multiphased and multifaceted migratory experience, they configure as «others».
- «Somos um bocado marginalizados» / «Somos nós que marginalizamos os outros»: estratégias plurigeracionais de construção de identidades migrantes portuguesas em ParisPublication . Rodrigues, ElsaFocando o processo de construção de uma «comunidade portuguesa imaginada», pretendemos compreender e analisar as estratégias e os processos identitários dinamizados pelos imigrantes portugueses em França que constituem a associação estudada. A «comunidade portuguesa imaginada», agenciada no «andar no rancho», funciona sobretudo como um espaço de produção de identidade. Reconhecendo que as identidades migrantes em questão se definem sobretudo num espaço de nem cá nem lá, num «Portugal imaginado» – onde o capital simbólico mais importante, é o do sacrifício intergeracional. Focusing upon the construction process of an «imagined Portuguese community», we aim to understand and analyse the identity processes and strategies mobilised by the members of a Portuguese immigrant association in Paris, France. The «imagined Portuguese community», expressed through participation in the «rancho», primarily functions as a space for the production of identity. The migrant identities of our informants are thus defined in a neither-here-nor-there space, an «imagined Portugal», where the most significant value is intergenerational sacrifice.