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FCHS (DCEC) - Relações Públicas

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  • A importância das relações públicas na organização de eventos
    Publication . Pereira, Raquel Maria Guedes de Miranda; Melo, Rui de
    O trabalho monográfico que se segue centra-se na temática da organização de eventos e edifica-se sobre o principal propósito de lhe atribuir um cariz científico, visto que, apesar da simplicidade aparente, esta actividade carece de uma série de importantes e necessárias medidas, mais precisamente, de um planeamento adequado. Deste modo, foi nosso objectivo elevar a organização de eventos ao seu expoente máximo sendo que esta, devidamente aproveitada, oferece à entidade organizadora uma forma evidente de fidelização dos seus públicos, assim como permite transmitir uma imagem positiva para o meio envolvente. Através das relações públicas, que possibilitam conquistar a empatia do público interno e externo, a empresa organizadora de eventos está, assim, preparada para o alcance do sucesso. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho pretendemos realçar a importância de um adequado planeamento e a forma como este pode e deve ser aplicado à organização de eventos. É clara a preocupação de salientar, no nosso entender, as principais características que envolvem esta actividade e que, de algum modo, podem ser preteridas. No que concerne à estrutura do trabalho, este encontra-se claramente dividido em três partes. Numa primeira parte, descrevemos a importância dos conceitos imagem, informação e comunicação, a nosso ver fundamentais para o esclarecimento da actividade do relações públicas, mas igualmente importantes para a área da organização de eventos. Segue-se um breve esclarecimento da definição de relações públicas, por alguns autores que consideramos importantes, e ainda o contributo desta actividade para a organização de eventos. Relativamente à segunda parte, esta centra-se no universo organizacional dos eventos e inclui um breve esclarecimento do conceito evento, seguindo-se a classificação de uma série de eventos que consideramos mais significativos, o seu consequente planeamento, organização e execução e, por fim, as três fases que o compõem, designadamente a fase do pré-evento, o evento e a fase pós-evento. Por fim, a terceira parte centra-se na descrição do caso prático, incidindo este sobre a Feira do Empreendedor, realizada no Mercado Ferreira Borges, nos dias 16,17 e 18 de Novembro de 2000, através da marca Academia dos Empreendedores, sob a orientação geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Através da participação na organização da Feira do Empreendedor podemos comprovar, mais uma vez, a importância do planeamento e a forma como a divisão do evento em três partes, pré-feira, feira e pós-feira, pode revelar-se fundamental para o plano cronológico dos acontecimentos, assim como permitir uma orientação mais eficaz dos objectivos a atingir. Relativamente à pesquisa bibliográfica, esta constou, fundamentalmente, dos autores referidos ao longo de todo o trabalho, com especial incidência nas autoras Cleuza Cesca, Cristina Giácomo e Margarida Kunsch. Porém, consideramos igualmente importantes os esclarecimentos prestados pelos docentes da universidade acerca desta temática. Recorremos, ainda, a revistas na área da comunicação, uma vez que os artigos expostos permitiram-nos comprovar a importância da teoria no decorrer da prática. Podemos, pois, concluir no final da elaboração desta monografia que o planeamento e organização de um evento deve ser realizado na presença de um relações públicas, profissional devidamente qualificado para desempenhar esta função. Compete, por conseguinte, ao relações públicas coordenar todo o processo de organização e realização do evento, que em simultâneo com as quatro actividades básicas da gestão, planear, organizar, dirigir e controlar, evita que o evento se torne em mais um simples acontecimento.