FCT - Número 03 (2006)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Avaliação das condições de transporte e dispersão atmosférica junto à Via de Cintura InternaPublication . Barros, Nelson; Marques, Ricardo; Fontes, TâniaCom vista à modelação da qualidade do ar, junto à Via de Cintura Interna (VCI), no âmbito do Projecto ImpactAir procedeu-se à análise dos dados registados na estação meteorológica automática instalada no Nó do Amial, bem como à avaliação das condições de estabilidade atmosférica para o período compreendido entre Abril de 2004 e Abril de 2006. Verifica-se que, em geral, de Verão predominam ventos de Noroeste e situações de instabilidade atmosférica e que, de Inverno, predominam ventos do quadrante Este e situações de estabilidade atmosférica neutra ou estável. Regarding the air quality modelling, near VCI (Oporto) highway, in the scope of ImpactAir project the meteorological data recorded by the Automatic Meteorological Station installed in Amial’s highway intersection have been analyzed and the evaluation of the atmospheric stability has been done for the period between April 2004 and April 2006. It was verified that in the summer, Northwest’s direction winds and atmospheric instability situations predominate and, in the winter, the wind direction is predominantly from East quadrant, with neutral and stable stability conditions.
- Um algoritmo para dimensionamento de ciclonesPublication . Maurício, Pedro; Silva, Pedro; Fonseca, Ana; Duarte, PedroOs ciclones são instrumentos de separação gás-sólido, largamente utilizados na indústria. O seu dimensionamento resulta da conjugação de diversas variáveis que afectam a performance deste equipamento, muitas vezes através de um processo iterativo baseado na experiência do executante, com alguma subjectividade associada. Neste estudo desenvolveu-se um algoritmo de dimensionamento automático de ciclones que permite obter resultados fiáveis, optimizando as dimensões e o número de ciclones e respectivas dimensões a partir de duas restrições – eficiência mínima de captura das partículas e perda de carga máxima do gás. Cyclones are gas-solid separation devices, largely used in industry. The cyclone design process is based on the combination of several variables that influence its performance. This is an iterative process dependent, most of the times, on individual experience. In this study, an algorithm was developed for automatic cyclone designing, which has produced reproducible results, optimizing the dimensions and the number of cyclones given two limiting conditions – minimum particle capture efficiency and maximum head loss.
- Análise de correlação entre o escoamento e o índice de precipitação padronizado spi (standardized precipitation index) na bacia hidrográfica do rio LimaPublication . Lajinha, Teresa; Guerreiro, Maria JoãoA seca é um fenómeno meteorológico com efeitos nefastos a nível social, económico e ambiental. Sendo difícil de prever, existem vários indicadores que permitem avaliar a sua severidade num determinado período de tempo. O Standardized Precipitation Índex, SPI, desenvolvido por McKee, é um desses indicadores e a sua determinação requer que se conheça unicamente a precipitação mensal durante um período mínimo de trinta anos. Neste trabalho analisa-se a relação existente entre o índice SPI mensal e o escoamento mensal em dois pares de estações (meteorológicas e hidrométricas) localizadas na bacia hidrográfica do rio Lima procurando relacionar um índice de precipitação com fenómenos extremos de seca/períodos húmidos. A drought is a meteorological phenomenon with adverse effects at the social, economic and environmental level. Being difficult to predict the phenomena, there are several indicators which evaluate the severity during a time period. The Standardized Precipitation Index (SPI) developed by McKee, is one of these indicators and only thirty years of monthly precipitation data are necessary for its evaluation. The relationship between SPI and monthly flow was analyzed at two sets of gauges (raingauge-streamflow), located at the Lima river basin, in order to relate a precipitation index to drought/humid periods.
- Energia eólica: panorama actual da capacidade instalada na união europeiaPublication . Regueiro, Edite; Silva, Joana; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Barros, NelsonActualmente, é indiscutível a importância das energias ditas renováveis no contexto da produção mundial de energia, destacando-se, dentro destas, a energia eólica pelas suas inúmeras vantagens. Neste artigo descrevem-se as vantagens e desvantagens deste tipo de energia e apresenta-se uma discussão da evolução da potência instalada de acordo com os dados fornecidos pelos organismos correspondentes. Pretende-se, além disso, explicar a evolução da potência instalada na Europa e, mais especificamente, no caso de Portugal, explicar a baixa potência instalada tendo em conta o elevado potencial eólico disponível. The importance of renewable energies in the context of the world energy production is nowadays unquestionable, namely in the case of the eolic energy, due to its specific advantages. In this paper, the advantages and disadvantages of this type of energy are described, and a discussion of the evolution of the wind power installed is presented according to the data published by the different organisms involved. It is intended to show and explain the evolution of the wind power capacity installed in the European Union. Finally, it is discussed the Portuguese specificity characterized by a low wind power installed despite the high eolic potential available.
- Formas de discriminação de preços: o caso dos transportesPublication . Costa, Graça Maria Afonso da; Carvalho, Nuno Miguel Soares Martins deNeste trabalho pretende-se analisar os objectivos subjacentes à discriminação de preços, a segmentação do mercado dos transportes, sejam transportes urbanos (bus, metro) ou transportes regionais/internacionais (comboio, avião) como parte de um processo – por um lado de recuperação de custos por parte das empresas, e por outro de equidade na distribuição de um bem de características públicas ou semi-públicas. Assim numa primeira parte faz-se uma abordagem aos conceitos básicos de preço analisando-se em seguida o processo da discriminação de preços sob o ponto de vista estrito das empresas e do bem-estar económico. This paper intends to analyse the underlying objectives of price discrimination and transport segmentation, urban (bus, metro) or regional/international (train, plane) transports – as a process of cost return or as a process of an equity distribution of a public/semi-public good. An approach is made to the basic concepts of price discrimination under the viewpoint of enterprises and of the welfare economics theory.