Cons-Ciências- Nº 06
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- Aparições Marianas em Trás-os-Montes: manifestação religiosa ou ovnilógica?Publication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoA nossa investigação é delimitada cronologicamente até ao séc. XVIII e visa refletir sobre as designadas “aparições marianas” no distrito de Bragança até finais desse século. Por uma questão metodológica e de facilitar a compreensão do leitor, dividiremos o nosso artigo em três momentos: um primeiro em que refletiremos sobre o culto mariano, em geral e em particular em Bragança, Trás-os-Montes, o distrito mais a nordeste do território português; um segundo, em que apresentamos as “aparições” religiosas das “sete irmãs” e um último momento que nos servirá para tecermos algumas reflexões sobre o caráter e essência destas aparições marianas/ovnilógicas.
- Ciência e a teoria da «vida após a morte»: algumas considerações sobre a filosofia da éticaPublication . Martins, Paulo NunoNas religiões Ocidentais o conceito de «vida após a morte» tem sido relacionado com ressurreição e moralidade, enquanto que nas religiões Orientais o mesmo conceito tem sido interligado com reencarnação e karma. Este artigo pretende ser uma contribuição para o estudo mais profundo deste tema da «vida após a morte», através da abordagem de algumas experiências da mecânica quântica e das ciências cognitivas que apoiam as teorias religiosas da reencarnação e ressurreição, conceitos tão importantes para a filosofia da ética.
- Contemporaneidade, real, hipóteses e interseçõesPublication . Maia, João Jerónimo MachadinhaA ideia de contemporaneidade formou-se num contexto socio-histórico muito concreto. A crença que a razão e a ciência trariam a resolução infinita dos problemas da humanidade adveio de toda uma série de transformações políticas, sociais e tecnológicas que ocorreram em finais do séc. XVIII e durante o séc. XIX e que instauraram um ambiente positivista e cientista nas sociedades ocidentais (Nogueira, 2013; Catroga, 2003). É certo que novas teorias científicas, que começaram a ser desenvolvidas no início do século XX, trouxeram a ideia de que um novo paradigma epistemológico está a emergir (Santos, 1988). Um paradigma que nos alerta para a interdependência, complexidade e inter-relação dos fenómenos trazendo um conhecimento mais no âmbito das probabilidades do que das certezas. No entanto, até pelo seu caráter transacional (Martins, 2013), o paradigma emergente, até aos dias de hoje, de modo algum substituiu inteiramente o paradigma anterior. Em muitas áreas do saber, a experiência empírico-científica e, consequentemente, a razão continuam a ser as melhores ferramentas ao dispor do investigador. O próprio conceito de contemporaneidade, embora, atualmente, também seja alvo de polémica, continua a ser usado para denominar a nossa época. É claro que a questão epistemológica aqui colocada pode encerrar em si contradições óbvias. No entanto, os desenvolvimentos científicos ocorridos no último século, levados até às últimas consequências, do ponto vista racional, implicam alterações na nossa noção de realidade que não podem escapar a um olhar e a uma análise mais cuidadosas. É neste âmbito que este artigo é desenvolvido. Partimos, desde logo, de novas teorias científicas, do campo da física e da astrofísica, que surgiram no século XX e que implicam não só mudanças de ordem epistemológica como também alterações na perceção da natureza do real. São estabelecidas, posteriormente, relações com a arte, com a psicologia, de diferentes escolas, e com eventos marcantes do nosso tempo, captados pelos média, para teorizar e projetar hipóteses sobre a natureza do real que intersetam elementos das correntes expostas.
- Editorial - Um novo sentido para o Sagrado?Publication . Campelo, Álvaro; Fernandes, Joaquim; Meneses, Rute
- Espiritualidade e Consciência DespertaPublication . Lins, LucianoO termo espiritualidade é normalmente utilizado, no sentido de referência vinculada a religiosidade ou religião instituída. No presente trabalho, a palavra espiritualidade está entrelaçada a dois principais fundamentos. O primeiro, diz respeito ao despertar da Consciência para os condicionamentos oriundos do ego ou da personalidade identificada com o Outro (sujeito da percepção que interpreta o mundo externo e o mundo interno, a partir das estruturas biopsicossociais), ganhando assim poder para decisões mais livres. O segundo diz respeito à experiência de unidade com o Inefável, no qual abrange e ultrapassa a experiência humana. A presente investigação se baseia no campo do encontro terapêutico e nos mapas mentais fornecidos por Jiddu Krishnamurti e na filosofia e meditação Zen Budista, assim como alguns princípios da Mística da Kaballah judaica.
- Evolução do cérebro social, teoria da mente e metáfora: Alguns precursores comportamentais e psicológicos da mente religiosaPublication . Lencastre, Marina Prieto AfonsoComo muitos outros aspectos da vida humana, a experiência religiosa tem um passado evolutivo e relaciona-se com traços comportamentais e psicológicos adaptativos. Neste artigo abordaremos os comportamentos dos animais não humanos que podem ser precursores da mente religiosa e apontaremos para os modos como a evolução do cérebro social, com a emergência da imaginação analógica e da capacidade para metaforizar, abriu caminhos para novos tipos de significados e de comportamentos associados às religiões.
- Fatima Marian Apparition and TGD inspired theory of consciousnessPublication . Pitkänen, MattiA TGD (Topological Geometrodynamics) based model for the Fatima Marian apparition (FMA) is discussed. The notion of many-sheeted space-time implies the notion of magnetic body (MB). TGD based view about dark matter predicts mechanisms making possible quantum coherence in macroscopic and even astrophysical scales. TGD inspired theory of consciousness relying on the notion of zero energy ontology (ZEO) predicts entire hierarchy of conscious entities (selves) so that the notion of collective consciousness makes sense. One ends up to a general model of remote mental interactions proposed to be used routinely in the communica-tions (say EEG) between personal MB and biological body (BB) in terms of dark photons. Sensory representations, realized in TGD universe at MB in-volve in an essential manner the sharing of mental images identifiable as sub-selves of self. The model explains UFO and ET experiences as telepathic experiences, in which primitive plasmoid like life forms (apparent UFOs) using microwaves as their metabolic energy source - “food” - serve as “mediums” entangling the experiencer with magnetospheric or even extraterrestrial conscious entities. If this entity can be assigned to magnetosphere, one can understand why tectonic activity and perturbations of the Earth’s magnetic field correlate with UFO and ET experiences. The same conceptual framework provides models of homeostasis, homeopathy, endogenous realization of intentions, and remote mental interactions such as telepathy, and psychokinesis. The basic mechanism explains also many anomalous phenomena claimed by free energy researchers. In the case of FMA the well-documented effects - in particular, the strange buzzing sounds heard by the witnesses and explainable in terms of microwave hearing - lead to a rather detailed model in which “Marian” could be identified as conscious entity representing collective level of consciousness.
- Para além de “pedras” também caem do céu outras surpresas: Lisboa foi testemunhaPublication . Lobo, Rui F. M.Remontam às épocas de formação das primeiras comunidades humanas, as narrativas orais ou escritas que descrevem objetos ou formas provenientes do céu. Posteriormente, incidentes, acidentes ou visitações envolvendo essas entidades penetrando na nossa atmosfera, estão na origem de várias mitologias e doutrinas religiosas.Atualmente, é consensual que a precipitação de matéria sólida nas suas mais variadas morfologias, desde poeiras finas até grandes meteoros, passando por cinzas e projeções vulcânicas, deverão ter sempre causas naturais ou artificiais conhecidas.
- Para uma definição de ExopolíticaPublication . Correa, Francisco MourãoExopolítica, termo desconhecido para a maioria das pessoas, a não ser para os interessados no tema da ovnilogia ou aqueles que tenham visto alguns dos programas do Canal História. Mas mesmo esses, terão algumas dúvidas sobre o seu real significado.
- “O regresso do Bandarra”, para uma nova religiosidadePublication . Martins, José Soares