Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 08, 2011
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 08, 2011 by Subject "Advertising"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O consumo de televisão e a atitude face à publicidade no contexto da tecnologia DVRPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Carreira, TiagoO objectivo deste estudo é o de analisar o modo como a tecnologia DVR poderá introduzir mudanças no modo de consumir televisão e de ver publicidade, e verificar qual a atitude dos indivíduos face à inclusão de publicidade na set-top box. Foi usado o método quantitativo através de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de conveniência de utilizadores e não utilizadores de DVR. Em geral, os resultados indicam que ver televisão é mais agradável com a utilização do DVR e que o consumidor tem mais controlo sobre o que vê. A possibilidade de exploração do DVR como veículo publicitário obteve uma resposta claramente negativa por parte dos entrevistados. The objective of this study is to analyse how DVR technology can change the way people watch television and see advertising, as well as to evaluate their attitude towards the insertion of advertising in the set-top box. Using a quantitative approach, a questionnaire was applied to a convenience sample of users and non-users of DVR. Overall, results show that watching television is more enjoyable with the use of DVR and that the consumer has more control over the choice of contents. The possibility of exploring DVR as an advertising media received a negative reaction among the participants.
- A "publisociedade": formas de comunicar através do consumoPublication . Silva, Susana PiedadeEste artigo debruça-se sobre as relações que se estabelecem entre publicidade, sociedade e consumo. Para além da sua função económica, essencial ao perfil capitalista das sociedades contemporâneas, a publicidade representa uma forma de comunicação actual e persuasiva e um elemento de socialização que intervém na construção da identidade e do papel social do indivíduo. Esta teia de influências justifica uma reflexão sobre a publicidade enquanto discurso simbólico que molda o consumidor e alimenta os rituais do consumo. This article addresses the relations settled between advertising, society and consumption. Besides its economic function, essential to the capitalist profile of the contemporary societies, advertising represents a current and persuasive communication form and a socialization factor that intervenes in the construction of the individual’s identity and social role. This web of influences justifies a reflexion about advertising as a symbolic speech that shapes the consumer and feeds the rituals of consumption.