A Obra Nasce - Nº 15 (Dez. 2022)
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Browsing A Obra Nasce - Nº 15 (Dez. 2022) by Subject "Arquitectura portuguesa"
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- 1964-2000, Duas casas de Alcino Soutinho - Casa Rio Maior, 1964; Casa Rua Júlio Dantas, 2000Publication . Ferreira, João C CastroAnálise comparada da Casa em Rio Maior e da Casa na Rua Júlio Dantas, no Porto, projectadas por Alcino Soutinho em 1964 e 2000, respectivamente. Desenvolveremos esta análise a partir de tópicos/temas de análise: linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, geometria/ortogonalidade, céu e terra, organização funcional. Permanecem as preocupações (temas de projecto), variam as soluções. Dos temas que permanecem, destacamos: a linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, céu, terra, regular/irregular, função/disposição, procurando-se detectar elementos de continuidade e diferença entre dois momentos tão diversos da longa carreira profissional de Soutinho. A diversidade e variedade de respostas que cada um dos projectos encerra correspondem à procura das respostas mais adequadas a cada programa, lugar e tempo, em e na liberdade por que o autor lutou.
- A casa de Gaia em análise: as casas de Ofir e Carré inspiram, o lugar orquestra, Alcino Soutinho traçaPublication . Sucena-Garcia, SaraO presente artigo integra um número temático sobre as habitações unifamiliares – casas – desenhadas por Alcino Soutinho. Estuda-se a Habitação unifamiliar em Vila Nova de Gaia, de 1968, e faz-se a análise da sua arquitectura. Sem exaustividade, pretende-se dar a conhecer uma casa – a Casa de Gaia – que, embora com menção regular em publicações que coligem a obra de Alcino Soutinho, não tem sobre ela estudo aprofundado. Este artigo assume o contributo nesse sentido. Começa com um olhar sobre a formação de Alcino Soutinho, destacando alguns aspectos potencialmente informadores para a sua prática, desde que se matricula na Escola de Belas Artes do Porto até ao final da década de 1960. Nesse contexto, enquadram-se os debates maiores das décadas de 1940/50 no âmbito da Arquitectura – sobre o ensino na Escola e as vertentes que então se privilegiavam; e sobre o sentido da Casa Portuguesa, questionado sob as premissas e princípios do Movimento Moderno e do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa. Segue-se a descrição da casa, que conduz selectivamente o leitor por alguns aspectos da sua materialidade. Em paralelo faz-se a releitura de alguns desses tópicos no confronto com duas outras casas – a Maison Louis Carré, de Alvar Aalto, e a Casa de férias em Ofir, de Fernando Távora – exaltando-se as influências mais evidentes. Conclui-se sobre a importância da casa de Gaia para compreender o pensamento criativo de Alcino Soutinho.