A Obra Nasce - Nº 15 (Dez. 2022)
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- As casas de Alcino SoutinhoPublication . Faria, Luis Pinto de; Moreira, Ana Rita Ferreira
- A casa Pina Vaz em Ofir - reflexos do regionalismo críticoPublication . Cerveira Pinto, Manuel“A Casa Pina Vaz em Ofir. Reflexos do regionalismo crítico” é um pequeno ensaio sobre um projecto da fase final da carreira do arquitecto portuense Alcino Soutinho, que procura perceber até que ponto esta e outras obras deste autor poderão ter sido influenciadas pelo movimento denominado “Regionalismo Crítico”.
- Redescobrir Alcino Soutinho - uma reflexão a partir da Casa de AfifePublication . Félix, DanielO legado de Alcino Soutinho é indiscutivelmente marcante para a Arquitetura Portuguesa. Apesar do seu percurso notoriamente pautado por encomenda pública, o programa habitacional tem uma forte presença na sua obra, particularmente a tipologia da habitação unifamiliar. Partindo da intenção de desenvolver uma análise arquitetónica sobre uma dessas habitações, a casa de Afife, este estudo revelou-se uma oportunidade para o (re)encontro do autor com o trabalho de Soutinho. É apresentada uma análise pessoal sobre a obra mencionada, refletindo essencialmente quanto ao pragmatismo com que Alcino Soutinho desenvolve o projeto como resposta ao programa e à articulação de diversas características do local. Esta análise apresenta ainda algumas reflexões relativas ao contributo que a disseminação da obra de Alcino Soutinho, e de outros arquitetos, poderá ter, principalmente junto dos estudantes de arquitetura.
- O parêntesis - as casas de Alcino Soutinho entre 1980 e 1990Publication . Silva, IlídioAs quatro moradias que Alcino Soutinho desenhou entre 1980 e 1990 são um vívido testemunho dum momento particular na sua carreira, em que o autor se desviou das escolhas estilísticas consensuais e seguras, e se entregou a explorações lúdicas da linguagem arquitetónica. Circunstâncias profissionais, económicas, políticas e culturais, inseridas entre o final da década de 1970 e o começo da de 1990, confluíram para permitir essa divagação, de que a Casa Filipe Grade (1980), a Pinto de Sousa (1984), a Joaquim Matias (1987) e a Carlos Vidal (1990) são uma ilustração no campo da residência unifamiliar. Tendo Alcino Soutinho sempre (ou pelo menos a partir desse momento) desvalorizado as catalogações e teorizações estilísticas, a análise destas obras – cotejada com declarações do arquiteto e avaliações coetâneas do seu trabalho e das correntes do momento – revela quão claramente estes projetos incorporam o espírito do movimento pós-moderno, inclusive nessa própria e provocatória desconfiança sobre a validade concetual dos movimentos arquitetónicos.
- 1964-2000, Duas casas de Alcino Soutinho - Casa Rio Maior, 1964; Casa Rua Júlio Dantas, 2000Publication . Ferreira, João C CastroAnálise comparada da Casa em Rio Maior e da Casa na Rua Júlio Dantas, no Porto, projectadas por Alcino Soutinho em 1964 e 2000, respectivamente. Desenvolveremos esta análise a partir de tópicos/temas de análise: linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, geometria/ortogonalidade, céu e terra, organização funcional. Permanecem as preocupações (temas de projecto), variam as soluções. Dos temas que permanecem, destacamos: a linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, céu, terra, regular/irregular, função/disposição, procurando-se detectar elementos de continuidade e diferença entre dois momentos tão diversos da longa carreira profissional de Soutinho. A diversidade e variedade de respostas que cada um dos projectos encerra correspondem à procura das respostas mais adequadas a cada programa, lugar e tempo, em e na liberdade por que o autor lutou.
- Casa Pinto de Sousa em Ofir: a relação entre a arquitetura e a paisagemPublication . Quintas, Andreia V.; Amorim, AnaA Casa Pinto de Sousa, construída em 1984, em Ofir (conce lho de Esposende), constitui uma das obras de maior relevo do arquiteto Alcino Soutinho. Detentora de uma arquitetura funcional, especificamente dirigida ao cliente e inspirada no território, é notória uma forte ligação com a paisagem en volvente, marcada pelo caráter natural. Situando-se num pinhal costeiro, na restinga que separa o oceano do estuário do Rio Cávado, esta zona carateriza-se pela sua relevância ecológica, fragilidade ambiental, mas também pelo am biente de tranquilidade e contacto com a natureza. Neste artigo, pretende-se estudar a relação entre o natural e o construído, analisando a forma como o edifício se enquadra na paisagem envolvente, verificando as relações visuais, funcionais e representativas existentes, na perspetiva de que toda a obra arquitetónica se encontra, desde o projeto à sua utilização, associada com a paisagem em que se integra e à qual passa a pertencer.
- Editorial - Alcino Soutinho: percurso pela obra construídaPublication . Conselho Editorial
- A casa de Gaia em análise: as casas de Ofir e Carré inspiram, o lugar orquestra, Alcino Soutinho traçaPublication . Sucena-Garcia, SaraO presente artigo integra um número temático sobre as habitações unifamiliares – casas – desenhadas por Alcino Soutinho. Estuda-se a Habitação unifamiliar em Vila Nova de Gaia, de 1968, e faz-se a análise da sua arquitectura. Sem exaustividade, pretende-se dar a conhecer uma casa – a Casa de Gaia – que, embora com menção regular em publicações que coligem a obra de Alcino Soutinho, não tem sobre ela estudo aprofundado. Este artigo assume o contributo nesse sentido. Começa com um olhar sobre a formação de Alcino Soutinho, destacando alguns aspectos potencialmente informadores para a sua prática, desde que se matricula na Escola de Belas Artes do Porto até ao final da década de 1960. Nesse contexto, enquadram-se os debates maiores das décadas de 1940/50 no âmbito da Arquitectura – sobre o ensino na Escola e as vertentes que então se privilegiavam; e sobre o sentido da Casa Portuguesa, questionado sob as premissas e princípios do Movimento Moderno e do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa. Segue-se a descrição da casa, que conduz selectivamente o leitor por alguns aspectos da sua materialidade. Em paralelo faz-se a releitura de alguns desses tópicos no confronto com duas outras casas – a Maison Louis Carré, de Alvar Aalto, e a Casa de férias em Ofir, de Fernando Távora – exaltando-se as influências mais evidentes. Conclui-se sobre a importância da casa de Gaia para compreender o pensamento criativo de Alcino Soutinho.