FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento
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- Sistemas de qualidade no ensino superior em Angola: contributos para modelos de melhoria da qualidade e responsabilidade socialPublication . Kimbanda, Francisco Jacucha Cahuco; Gouveia, Luis Borges; Morgado, Elsa Maria GabrielO ensino superior é um importante bem público, essencial para o desenvolvimento de qualquer nação, o qual deve ser acessível a todos os cidadãos. De igual modo, o ensino superior faz parte dos elementos cruciais do sistema global de educação, o qual deve ser flexível, diverso, eficaz e estar em sintonia com as necessidades da economia do conhecimento. A pergunta de partida desempenha o papel de primeiro fio condutor da investigação, desta forma a pergunta da partida do presente estudo, para além da necessidade de clarificação dos conceitos – Qualidade e Responsabilidade Social das Organizações (RSO), é fundamental encontrar consenso na interpretação dos conceitos, e estabelecer elos de ligação entre os mesmos âmbitos das IES de Angola. Em contexto de investigação, esta escolha surge da necessidade de se compreender em que medida as IES públicas da IV Região Académica de Angola estão a ser animadas ou imbuídas de verdadeiro valor de serviço público, tendo sempre em atenção a experiência profissional vivida, a constatação empírica da falta de documentação orientadora para os profissionais da área, assente numa base sociopedagógica já conhecida e identificada em Angola, constituindo esta a matriz identitária daquela. Desta feita, o estudo visa apresentar soluções e/ou recomendação para a implementação de Sistemas de Qualidade e Responsabilidade Social, partindo das políticas dispersa de Qualidade e de RSO já existentes e praticadas nas diversas UO da ULAN. Considerando a especificidade do tema, o estudo recairá num fulcro empírico, contudo com uma vertente teórica, assente na revisão bibliográfica do tema e um estudo de abordagem metodológica de índole quantitativa. Pretende-se que o mesmo tenha uma abrangência a nível regional, eventualmente extrapolável para uma realidade nacional, auscultando-se para este fim, os diversos intervenientes da mesma, nomeadamente colaboradores/funcionários, alunos e professores. Os resultados de estudo determinaram que a dimensão da Responsabilidade Social das Instituições do Ensino Superior que foi melhor avaliada foi a dimensão Investigação e a menos bem avaliada foi Estruturas. E, os professores identificam significativamente mais esta dimensão da responsabilidade social nas instituições de ensino onde trabalham, do que os funcionários ou os alunos. A diferença entre alunos e funcionários não é estatisticamente significativa.