Departamento de Ciências da Enfermagem e Tecnologias de Saúde
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Browsing Departamento de Ciências da Enfermagem e Tecnologias de Saúde by Subject "AAC (Augmentative and Alternative Communication)"
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- Utilização de facilitadores comunicativos no atendimento de emergência pré-hospitalar pediátricaPublication . Tomás, Stefanie Azeredo; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoA comunicação na prestação de cuidados de saúde é crucial para o caminho da melhoria da qualidade dos atendimentos hospitalares. Os objetivos desta investigação são compreender em profundidade as necessidades que os profissionais do INEM sentem nos atendimentos de emergência pré-hospitalar pediátrica, nomeadamente compreender e caracterizar como ocorre o processo comunicativo no atendimento de emergência pediátrica e que materiais são utilizados e necessários; construir material apelativo e facilitador da comunicação/intervenção para este contexto específico de prestação de serviços pediátricos. O estudo desenvolveu-se em três fases: a primeira de caráter descritivo, transversal e quantitativo, avaliando a perceção dos profissionais do INEM em relação à comunicação num atendimento de emergência, através da aplicação de um questionário. A segunda fase englobou a caracterização do contexto e do processo comunicativo, através de entrevistas em profundidade e da observação no terreno (estágio de observação), no âmbito da prestação de serviços de atendimento de emergência pediátrica pré-hospitalar, bem como a identificação do material existente. A terceira fase contemplou a criação de material facilitador da comunicação especificamente para este contexto, nomeadamente uma Prancha de Comunicação e um Cartão de Identificação Pediátrico. Os participantes foram profissionais do INEM que pudessem estar em contato direto com as vítimas pediátricas, tais como psicólogos, enfermeiros e técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de assistência. As questões éticas foram asseguradas, assim como garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Como principais resultados na primeira fase destaca-se a necessidade de formação na área da comunicação pediátrica e suas especificidades, assim como a implementação de materiais facilitadores do processo de comunicação. Na segunda fase desta investigação destaca-se a inexistência de facilitadores comunicativos pediátricos e novamente formação específica na área da comunicação pediátrica carente. Destaca-se assim, a necessidade de desenvolver materiais facilitadores da comunicação específicos para este contexto (como por exemplo, Pranchas Comunicativas e o Cartão de Identificação Pediátrico), e de formação específica na área da comunicação pediátrica e suas especificidades aos profissionais do INEM (principalmente casos excecionais como crianças com NE).