Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Subject "Adolescence"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A intergeracionalidade da violência nas relações de namoroPublication . Oliveira, Madalena; Sani, Ana IsabelEste artigo reflecte uma revisão dos modelos explicativos da violência nas relações de namoro na adolescência. existem diferentes abordagens para a compreensão deste fenómeno. o modelo da transmissão intergeracional da violência é um das mais aceites, referindo que existe uma relação entre experienciar violência na família de origem durante a infância e vivenciar violência em relações de namoro futuras. This article is a review of theoretical models of dating violence in adolescence. there are different approaches that try to explain the emergence and prevalence of this phenomenon. Intergenerational transmission of violence model is one of the most accepted, meaning that there’s a link between experiencing violence in the family of origin in childhood and dating violence in future relationships.
- A situação socioeconómica e a escolha profissional de jovens brasileirosPublication . Maffei, Alexsandra MachadoO referido artigo propõe-se discutir a respeito da escolha profissional de adolescentes, brasileiros, oriundos de diferentes estratos sociais. Abordamos a escolha profissional realizada na adolescência, em função de todas as alterações provocadas interna e externamente no indivíduo. Abarcamos, também, o acesso à educação, o qual é imensamente díspar para adolescentes pertencentes à classe abastada e à classe popular. Almejamos contribuir para a reflexão sobre as barreiras existentes, para que possamos transcendê-las. The reported article proposes a discussion concerning professional choices of Brazilian adolescents from different social environments. We approach the professional choice made in adolescence according to all kinds of transformation, coming to the individual from internal and external aspects. We also embrace the access to education, which is immensely disproportional when linked to different financial conditions of the population. We long for contributing to a larger consideration about the present hurdles, in order to transcend them.