A Obra Nasce - Nº 09 (Nov. 2015)
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- Ensino e Investigação em Arquitectura e Urbanismo: Um ensaio sobre as dificuldades e os desafios de uma necessária reinvençãoPublication . Calix, Teresa; Sá, Manuel Fernandes deO fim do ciclo de crescimento e de investimento que teve lugar a partir da segunda metade da década de 2000 e que alterou o percurso ‘normal’ da história deixou a contemporaneidade num impasse, reconhecendo-se, por essa razão, a necessidade de uma reflexão e da reinvenção dos currículos académicos, e, também, das matérias críticas ou dos enfoques da investigação em Arquitectura e Urbanismo. No ensino a renovação incide sobre o modo como garantir a melhor formação para um mercado de trabalho necessariamente novo, diverso e cheio de incertezas, no qual os arquitectos nem sempre se conseguirão integrar nos espaços tradicionalmente e directamente associados às suas áreas de competência. Na investigação a inovação recai sobre a escolha dos objectos e dos objectivos de estudo mais pertinentes, no sentido de aceitar a mudança e reconhecer a importância de aprofundar o conhecimento sobre o novo paradigma da escassez.
- Metodologias de investigação comuns nas ciências sociais: Possíveis contributos para o conhecimento de sujeitos em planeamento arquitetónico e urbanísticoPublication . Borges, Carlos; Furtado, Gonçalo; Oliveira, JoanaEste artigo expõe metodologias de investigação científica, enquanto potenciais contributos para o conhecimento de sujeitos em planeamento arquitetónico e urbanístico. Entende-se que a investigação em arquitetura e urbanismo não está pautada por metodologias únicas e claras, parecendo ser múltiplas as metodologias que permitem desenvolver teorias com as quais arquitetos e urbanistas sustentam as suas conceções. Certo é também que uma ênfase é cada vez mais dada à dita investigação científica e que potencia que a arquitetura e urbanismo reconheçam a caraterização dessas metodologias de investigação científica como possíveis contributos. Com os dados que podem obter, arquitetos e urbanistas ficam capacitados para fundamentar certas conceções e valorizar o seu projeto. De facto, técnicas de investigação comuns noutras áreas das ciências sociais permitem aumentar o conhecimento sobre os sujeitos e ponderá-lo ao nível do planeamento arquitetónico e urbanístico.