Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
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Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
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- Percepções de professores universitários sobre a promoção da saúde e sustentabilidade: uma proposta de investigação fundamentada nos referenciais das Universidades Promotoras da Saúde (UPS) / Organização Mundial da Saúde (OMS)Publication . Carlotto, Ivaní Nadir; Dinis, Maria Alzira PimentaInstituições de Ensino Superior (IES) são essenciais para o desenvolvimento e implementação de programas voltados à Promoção da Saúde (PS). Como possuem o seu próprio ethos e culturas distintas, atuam como potencializadoras dos aspectos conceituais de PS e de valores transdisciplinares tais como, como equidade, justiça social e desenvolvimento sustentável (DS). Nesse contexto, o objetivo deste estudo de Doutoramento consiste em oportunizar o entendimento acerca da percepção de docentes universitários sobre PS e sustentabilidade mediante a utilização do referencial teórico preconizado pelas Universidades Promotoras da Saúde (UPS) / Organização Mundial da Saúde (OMS). A presente pesquisa obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brasil / Comitê de Ética da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto-Portugal e Plataforma Brasil (CAAE 55066616.8.0000.5327). Tratase de um estudo de natureza exploratório-descritiva, de corte transversal, com abordagem quanti-qualitativa, realizado em 9 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento de pesquisa utilizado para a recolha de dados, consistiu na adaptação do instrumento Toolkit Self-Review Tool, para a realidade brasileira, sendo este expressamente autorizado por seu idealizador, Professor Mark T. Dooris da Universidade Central de Lancashire/Reino Unido (disponível em https://healthyuniversities.ac.uk/toolkit-and-resources/). A amostragem probabilística por conveniência foi composta por professores universitários, selecionados aleatoriamente, com Intervalo de Confiança (IC) de 95%, e amostra (n) de 1400 indivíduos. A caracterização da amostra evidenciou que 76% (n = 1070) pertencem ao gênero feminino e 24% (n = 330) pertencem ao gênero masculino. Referente à faixa etária dos docentes pesquisados, 54% (n = 752) situam-se na faixa etária de 46 a 55 anos e 15% (n = 215) pertencem à faixa etária dos 36 a 45 anos. Da amostra total (n = 1400), 75% (n = 1046) possuem titulação de Doutor e 19% (n = 266) possuem titulação de Mestre e, referente ao tempo de experiência profissional, 60% (n = 845) enquadram-se no período de 15 a 20 anos de experiência e 15% (n = 206) situam-se no período acima de 20 anos de carreira docente. Relacionado à área de formação, 67% (n = 943) vinculam-se à área das Ciências das Saude, 10% (n = 142) pertencem à área das Engenharias e 7% (n = 109) à área das Ciências Humanas. Utilizou-se como análise estatística a Análise Fatorial (AF) com Retenção de Componentes Principais (RCP) e rotação Varimax®, cuja retenção de cargas fatoriais foi superior a 0,40, e a RCP com autovalores maiores do que 1. Os Testes de Kaiser–Meyer– Olkin (KMO) e de Bartlett produziram valores confiáveis de 0,88 e valor de prova (p) inferior a 0,001, e alfa de Cronbach (α) com índice de 0,80. A AF produziu 6 componentes principais (CP), i.e., CP1 a CP6, que receberam titulações e foram interpretados mediante Análise Qualitativa de Conteúdo (AQC), de acordo com Bardin (2011), utilizando-se a ferramenta de análise qualitativa MAXQDA® (2018), possibilitando categorizar as informações relevantes mediante análise de expressões e vocábulos mais recorrentes. A partir desta etapa, as interfaces entre a percepção dos docentes evidenciadas mediante as respostas atribuídas ao instrumento sobre PS e Sustentabilidade nas IES, e o emprego do referencial teórico-conceitual das UPS foram explorados. Portanto, é possível concluir que as IES possuem um papel fundamental nas ações de PS docente, e atuam como locais propícios para a investigação científica e para processos de aprendizagem em saúde, de uma forma que impulsiona as intervenções em saúde docente. A qualificação dos processos em PS docente pode contribuir significativamente para a sustentabilidade dos sistemas de atenção à saúde docente. Uma abordagem ecosalutogênica foi identificada, igualmente, durante a análise dos dados, como um meio promissor de estimular e fomentar ambientes que apoiem a saúde, o bem-estar e a mudança comportamental. Esse processo requer uma abordagem transdisciplinar que, em consonância com os princípios bioéticos evidenciados, mostrou-se uma importante ferramenta de intervenção. Os resultados obtidos indicam que, com base em indicadores quantitativos e qualitativos, em propostas de intervenções de saúde informadas por evidências e na adoção de uma abordagem integral e sustentável em saúde que possibilite a tomada de decisões estratégicas em PS nas IES, a abordagem teórico-conceitual das UPS utilizada nesta tese, apontou para a importância em otimizar e melhorar a qualidade dos processos envolvendo ações de PS docente, à gestão dos projetos que envolvem a saúde dos professores e seu impacto no cenário da ES. Tais evidências permitiram, igualmente, uma análise crítica das intervenções existentes em PS docente a fim de refletir se o impacto das atividades implementadas em saúde docente nas IES reverte para a melhoria da qualidade de vida e das necessidades objetivas desta população, à luz dos referenciais das UPS. A bioética surge como uma importante ferramenta de intervenção ao considerar os desafios éticos que se apresentam no cotidiano dos docentes e nas práticas em saúde nas IES, uma vez que, sob esta perspectiva de atenção e proteção permanentes, a bioética promove e reforça práticas integrais em saúde, apontando para iniciativas necessárias em PS docente, respeitando as diretrizes e os referenciais das UPS. Ao enquadrar os princípios da autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça nas intervenções de PS docente, tal como nas propostas apresentadas nesta tese, a boética promove, para os docentes, o sentido inclusivo da saúde, atribuindo-lhe uma perspectiva social e contemplando a questão da responsabilidade social necessárias à compreensão, planejamento e implementação das ações de PS na ES.