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- Relação entre o comprometimento cognitivo e a memória autobiográfica na perturbação neurocognitiva majorPublication . Santos, Jéssica Pereira; Fernandes, CarinaO presente estudo teve como objetivo investigar a correlação entre o nível de funcionamento cognitivo de pacientes diagnosticados com Perturbação Neurocognitiva Major e a sua capacidade de Memória Autobiográfica. Recorreu-se ao método quantitativo, avaliando dimensões como a memória episódica, semântica e autobiográfica, bem como variáveis sociodemográficas como a idade e a escolaridade. A avaliação Neurocognitiva incluiu os seguintes instrumentos: 1) questionário sociodemográfico, que permitiu fazer a caracterização da amostra; 2) Montreal Cognitive Assessment Test (MOCA), que forneceu uma medida do funcionamento cognitivo geral; 3) Teste de Memória Autobiográfica de Williams, que foi utilizado para avaliar a Memória autobiográfica; 4) Escala de depressão geriátrica, que foi utilizada para quantificador sintomas de depressão nas pessoas idosas; 5) Inventário de ansiedade geriátrica, que foi utilizado para quantificador sintomas de ansiedade; 6) Auditory Verbal Learning Test, para avaliar a capacidade de aprender, reter e lembrar as informações apresentadas pela forma auditiva; 7) subteste de Informação da Escala de Inteligência de Wechsler (WAIS-III), para avaliar o conhecimento geral adquirido previamente e ainda a compreensão verbal. A amostra foi constituída por 36 idosos, com idades compreendidas entre os 54 e os 95 anos. Os resultados revelaram uma correlação significativa entre a memória autobiográfica e o funcionamento cognitivo, bem como com a memória episódica, nas tarefas de evocação imediata e diferida avaliadas pelo AVLT. No entanto, não foram observadas correlações estatisticamente significativas entre a memória autobiográfica e a memória semântica. Apesar das limitações, como o tamanho reduzido da amostra, os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que visem minimizar os impactos negativos do declínio cognitivo na memória autobiográfica.
