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- Práticas pedagógicas na educação infantil inclusiva na verbalização dos educadores em um centro municipal de educação infantil da cidade de Santarém (Pará)Publication . Almeida, Ana Silia Silva de; Fragata, OrlandoA inclusão na Educação Infantil é um processo essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora, visto que é mais que o simples acesso à escola, pois promove a valorização das diferenças e o respeito à singularidade de cada criança. O estudo tem por objetivo geral, analisar a verbalização dos educadores sobre a inclusão na educação infantil em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI da cidade de Santarém – Pará. A metodologia utilizada, com enfoque empírico-analítico, foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários aos profissionais de educação que atuam na UMEI no bairro Santarenzinho. O perfil destes profissionais é de professores e pedagogos que atuam na Educação Infantil, na faixa etária de acima de 36 anos, do gênero feminino, com mais de 4 anos de formação em magistério, atuando há mais de 16 anos em estabelecimentos escolares, com especialização na área de atendimento infantil. Em análise da verbalização destes profissionais da educação sobre a inclusão na Educação Infantil, verificou-se que a maioria concorda que esta inclusão já exista em Santarém, assim, como sua formação foi baseada nos princípios da inclusão escolar. Mas além da formação inicial, os profissionais de educação devem também receber formação continuada, habilitando-os para atender às crianças com deficiência, viabilizando seu processo educacional, possibilitando que os professores possam trabalhar suas práticas pedagógicas de forma mais eficaz com a variedade de alunos em suas salas de aula, inclusive aqueles com necessidades especiais, e com diferentes estilos de aprendizagem, envolvendo o ensino personalizado, aprendizado colaborativo, através de projetos e tecnologias digitais, promovendo, então, a inclusão na Educação Infantil. Destacou-se nas falas dos profissionais da educação, os desafios e potencialidades da inclusão na Educação Infantil, enfatizando que o o espaço adequado e profissionais qualificados, afirmando que estes dois itens são essenciais para que uma inclusão de qualidade. Entretanto, para que se alcance essa qualidade, é necessário mudanças significativas na UMEI, como oferta de formação continuada aos professores, adaptação do currículo atual, além de modificação do espaço escolar, para que se possa atender de forma igualitária aos alunos, com deficiência ou não. Concluiu-se que a inclusão é essencial para que se construir uma sociedade mais igualitária, especialmente quando se inicia esse processo desde a Educação Infantil, pois desta forma a criança com deficiência e as crianças sem deficiência podem fomentar suas capacidades, sem distinção de qualquer natureza no seu desenvolvimento educacional.
- Implementação de práticas mindfulness: impactos na atenção e no comportamento em alunos com necessidades específicasPublication . Pereira, Gilberta Diana; Coelho, FátimaO presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da implementação do Programa de Mindfulness nas dimensões atenção e comportamentos inadequados em crianças com necessidades educativas específicas. Participaram oito alunos do sexo masculino, com idades entre os 10 e os 12 anos, que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico com adaptações curriculares. Foi aplicado um programa de intervenção com vinte sessões estruturadas focadas no foco atencional e no comportamento em alunos com necessidades específicas. A frequência das dificuldades de atenção e dos comportamentos inadequados foi avaliada antes e após a implementação do programa. Concluiu-se que 88% dos participantes apresentaram uma redução das dificuldades de atenção, com a média da frequência a diminuir de 2,70 para 2,09. Relativamente aos comportamentos inadequados, 100% dos participantes registaram uma redução expressiva, com a média da frequência a passar de 2,04 para 1,07. Os resultados parecem indicar que o Programa de Mindfulness é uma intervenção eficaz na promoção de melhorias ao nível do foco atencional e na redução de comportamentos inadequados em crianças com necessidades específicas. A prática regular de Mindfulness demonstrou ter um impacto positivo na autorregulação emocional e no comportamento adaptativo dos alunos, proporcionando um ambiente escolar mais equilibrado e favorável à aprendizagem.
- Fatores que influenciam a evasão de alunos com transtorno do espectro autista na educação de jovens e adultos: desafios e estratégias inclusivas no contexto maranhensePublication . Montele, Maria Vanda de Souza; Coelho, FátimaA inclusão educacional tem se consolidado como um dos pilares das políticas públicas no Brasil, mas ainda enfrenta desafios significativos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho investiga os fatores que influenciam a evasão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na EJA, com foco no estado do Maranhão. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os fatores que contribuem para a evasão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Maranhão e listar quais as estratégias e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos professores para diminuir esta evasão. A metodologia utilizada foi de quantitativa, por meio da aplicação de questionários a 32 educadores e gestores da EJA no Maranhão. Os principais resultados revelaram que a evasão é influenciada por fatores como a falta de recursos adaptados, práticas pedagógicas inadequadas, barreiras sociais e estigmas, além de condições socioeconômicas desfavoráveis. A pesquisa também destacou a importância do envolvimento ativo das famílias e da formação docente contínua para atender às especificidades dos alunos com TEA. Acredita-se que as reflexões e recomendações apresentadas possam contribuir para o avanço das práticas pedagógicas e o fortalecimento da inclusão educacional no Brasil.