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- A percepção dos professores quanto ao comportamento dos alunos com TDAH que frequentam as aulas de educação socioemocional em uma escola privada do Rio de JaneiroPublication . Gugel, Cristiane; Costa, AnaEmbora haja uma vasta literatura sobre as habilidades sociais de crianças com TDAH e um interesse progressivo em relação às competências socioemocionais no campo da educação, pouco se sabe sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de Educação Socioemocional. Logo, o presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos professores de Educação Socioemocional e do ensino regular quanto às mudanças comportamentais em alunos diagnosticados com TDAH, que frequentam as aulas de Educação Socioemocional, considerando as competências socioemocionais propostas pela BNCC. A metodologia adotada para esta pesquisa teve uma abordagem descritiva e qualitativa e buscou uma compreensão aprofundada das experiências dos participantes em relação ao fenômeno estudado. Foram entrevistados oito (8) professores, sendo três (3) professores de Educação Socioemocional e cinco (5) professores do Ensino Regular que lecionam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Música, Educação Física, Ensino Religioso, Arte, Informática e Inglês e que têm em sua sala de aula um ou mais alunos com TDAH. Todos os professores atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental (Fundamental I – 1º ao 5º ano) e fazem parte de uma escola privada localizada no município do Rio de Janeiro. Neste estudo, os participantes têm o mesmo sexo e faixas etárias variadas. Nesta investigação, foram selecionados participantes com formação em magistério, pedagogia ou licenciatura em uma área específica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, que permitiu a esses profissionais expressarem suas percepções em relação ao objetivo que se quis alcançar. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar se as aulas de Educação Socioemocional propiciaram a melhoria dos comportamentos dos alunos diagnosticados com TDAH. A partir dessas informações, foi sugerido adequações necessárias às aulas, visando promover o desenvolvimento das competências socioemocionais desses alunos.