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- Biofísica e meios complementares de diagnóstico: caderno de elementos para o estudo orientadoPublication . Gomes, Lígia Rebelo; Silva, Maria RaquelEste caderno pretende, tal como o nome indica, apoiar o estudo dos estudantes do 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa. Encontra-se organizado, de forma a respeitar uma lógica metodológica na apresentação dos conteúdos, que vão desde as ferramentas matemáticas que suportam a Biofísica, passando pelos meios complementares de diagnóstico e imagiologia médica, os modelos das membranas biológicas e fenómenos de transporte, a regulação, controlo e homeotermia, e terminando, na dinâmica de fluidos e a circulação sanguínea. O motivo da escolha e da apresentação destes conteúdos baseou-se na necessidade de responder às exigências curriculares dos estudantes de Enfermagem, centrando o seu estudo da Biofísica na aplicação em meio clínico, com vista a sua operacionalização no doente, aquando do diagnóstico de eventuais doenças, e respetivo seguimento, durante o tratamento, e potencial pós-tratamento.
- O papel dos meios de comunicação na divulgação, consciencialização e prevenção da alienação parentalPublication . Lima, Gabriela Araujo Souza; Tuna, Sandra; Sani, Ana IsabelA presente investigação explora a influência dos meios de comunicação na consciencialização e prevenção da alienação parental, destacando como a mídia pode ser uma aliada na transformação social. Partindo da premissa de que os meios de comunicação moldam a perceção pública e podem contribuir para a integração social, o estudo examina as suas contribuições para enfrentar a alienação parental, uma prática que impacta negativamente as relações familiares. Assim, a pesquisa analisa a evolução dos meios de comunicação até à era digital e o seu impacto na disseminação de informações, formação da opinião pública e promoção de mudanças sociais. Os objetivos principais incluem analisar como a mídia pode educar e sensibilizar a sociedade sobre a alienação parental, identificar práticas midiáticas eficazes e propor a criação de um programa próprio de prevenção da alienação parental (PPAP). A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa (mista), com análise de notícias de jornais online em Portugal e Brasil e estudos exploratórios em escolas de Contagem-MG (BR) e Porto (PT), utilizando questionários para avaliar o conhecimento e atitudes de pais e professores. A pesquisa revela que a mídia tem o potencial de educar a população sobre os danos causados pela alienação parental, promovendo empatia e estratégias de resolução de conflitos que priorizam o bem-estar das crianças e adolescentes. A cobertura jornalística, ao destacar casos específicos, pode tornar o problema mais tangível para o público, incentivando uma mudança de comportamento. A implementação do PPAP é proposta como uma estratégia educativa para reduzir a prática de alienação parental, por meio de ações preventivas e informativas. O estudo conclui que, com o uso eficaz dos meios de comunicação, é possível criar um ambiente mais informado e de apoio, promovendo uma perceção mais adequada através do conhecimento e reconhecimento da problemática da alienação parental.