Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A prevalência do uso do fio dentário num grupo de crianças de Bragança: estudo transversalPublication . Sousa, Inês Morais de; Rodrigues, RitaObjetivos: Determinar a prevalência do uso do fio dentário num grupo de crianças, de Bragança, e avaliar o conhecimento por parte dos responsáveis sobre esta prática. Métodos: Estudo transversal, por aplicação de um questionário online, entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a responsáveis de crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos. Resultados: A amostra foi constituída por 108 responsáveis de crianças, 16,7% das crianças usavam o fio dentário, dos quais 61,1% afirmou usar uma vez ao dia, 66,7% disse usar depois da escovagem e 88,9% achou fácil a sua utilização. Dos questionados, 39,8% levou o educando ao médico dentista há menos de 6 meses e 40,7% relevou nunca ter levado. Observou-se um grande acompanhamento por parte dos responsáveis na realização da higiene oral, 56,5% afirmou que supervisiona sempre a higiene oral do seu educando. Conclusão: A prevalência do uso do fio dentário neste grupo de crianças de Bragança foi de 16,7%. Os responsáveis apesar de afirmarem supervisionar a higiene oral da criança, verificou-se que não têm a perceção necessária sobre a importância do uso do fio dentário na higiene oral do educando.
- Importância das castas de Viosinho e Roriz como possíveis fontes de compostos antioxidantes e antimicrobianosPublication . Vilela, Andreia Filipa Cordeiro; Cerqueira, Fátima; Ferreira da Vinha, AnaVitis vinifera é considerada uma das plantas mais cultivadas em Portugal. Esta apresenta-se como uma fonte vital de compostos com importante atividade biológica, obtidos a par-tir do bagaço da uva, folhas e sementes. Trabalhos recentes demonstraram que os com-ponentes da videira contêm na sua composição uma série de compostos que lhes conferem que lhes conferem atividades importantes ao nível da saúde. A União Europeia incentiva a utilização dos subprodutos agroalimentares, para obter compostos bioativos com apli-cação na indústria farmacêutica e cosmética, para sobrevalorização deste material vegetal, isto devido à presença de polifenóis que apresentam diferentes propriedades fisiológicas associadas, tais como antioxidante, cardioprotetora, antitumoral, antinflamatória e anti-microbiana, o que despertou um interesse crescente da comunidade científica. As várias bases de dados científicos e mecanismos de busca, como PubMed, Elsevier, Google Scho-lar, SCAP, ADIVD, NCCLS e MDPI, fornecem várias informações de apoio a esta dis-sertação sobre as propriedades antioxidantes e antimicrobianas de Vitis vinifera. Neste projeto procedeu-se ao estudo da atividade antioxidante e antimicrobiana de extratos aqu-osos, etanólicos e hidroalcoólicos de engaços de videira de dois tipos de castas nacionais: Casta de Viosinho e Casta de Roriz. Para este trabalho, recorremos as dois diferentes métodos usualmente utilizados na pesquisa de novos agentes antimicrobianos provenien-tes de extratos vegetais, tais como Método de Difusão em Agar por Poço e Método de Microdiluição (Norma CLSI - (M27-A2, 2002; M7-A6, 2003)). Nesta pesquisa, ainda, foram avaliados os compostos fenólicos e flavonoides presentes nos extratos e, ainda, atividade antioxidante dos extratos por espetrofotometria.
- Diferentes abordagens no tratamento de fraturas coronoradiculares em pacientes jovens: revisão narrativaPublication . Leitão, Rui Daniel Tavares; Macho, VivianaObjetivo: Apresentar e discutir as diferentes abordagens no tratamento às fraturas coronoradiculares, sejam estas complicadas ou não complicadas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed, no diretório B-On e nas seguintes revistas: International Association of Dental Traumatology e International Endodontics Journal entre o período de setembro de 2022 a maio de 2023. Foram incluídos os artigos que avaliaram e compararam as opções terapêuticas que mais se adequam aos vários tipos de casos de fraturas coronoradiculares, tendo sido selecionados 29 artigos para a execução deste trabalho. Tópico abordado: As fraturas coronoradiculares são lesões que ocorrem na porção coronária e radicular do dente e na maioria dos casos acontece em crianças e adolescentes. Normalmente estas fraturas são causadas por trauma ou forças excessivas aplicadas ao dente. O impacto para o paciente pode incluir dor, sensibilidade, dificuldade na mastigação e risco de perda dentária. Este tipo de patologia pode ter um impacto social significativo no paciente, pois pode afetar a estética do sorriso, o que pode levar a constrangimentos e redução da autoestima.
