Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Sentido de vida e saúde mental: do bem-estar à psicopatologia em uma população adulta do BrasilPublication . Rodrigues, Mariana Gaiofatto; Fonte, CarlaEmbora cercado por um mundo com tantas facilidades, prazeres, tecnologias e diversas outras opções, cada vez mais as pessoas se sentem sozinhas e com dificuldades de encontrar um real sentido para as suas vidas. Esse sentimento de ausência de sentido foi definido por Frankl (2007) como vácuo existencial. Vazio este que surge em decorrência da falta de metas e objetivos que motivem o indivíduo a viver e que é capaz de gerar afetos negativos, depressão e outros problemas psicológicos, afetando assim a saúde mental do indivíduo (Frankl, 2010). A proposta geral do estudo realizado, consistiu justamente em conhecer, em jovens e adultos, as correlações entre o sentido de vida e níveis de saúde mental, em termos do bem-estar e da psicopatologia (ansiedade, depressão e stress), que apresentam grande prevalência e um aumento significativo nos dias atuais. A questão central do estudo é: Que relações podem se estabelecer entre os níveis de sentido de vida e de saúde mental, no que se refere ao bem-estar e a psicopatologia (ansiedade, depressão e stress)? O enquadramento metodológico utilizado para desenvolver o estudo foi a pesquisa quantitativa, tendo participado desta, 319 adultos com idades compreendidas entre os 19 e os 75 anos, brasileiros, de ambos os sexos. Os dados foram recolhidos com recurso aos seguintes instrumentos, na versão brasileira: Questionário Sociodemográfico; Questionário do Sentido de Vida (QSV); Escala Continuum de Saúde Mental – Versão Reduzida (Adultos) (MHC_SF) e à Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21); Sendo os dados tratados com o programa estatístico SPSS, versão 27. Em relação aos resultados, são apresentados os níveis de sentido de vida, de saúde mental: bem-estar e psicopatologia (depressão, ansiedade e stress), bem como suas correlações e diferenças de acordo com algumas variáveis sociodemográficas. Com a pesquisa realizada constatou-se que, a população em estudo apresenta níveis relativamente altos de sentido de vida e saúde mental positiva/bem-estar, bem como níveis inferiores de psicopatologia, nomeadamente de ansiedade, depressão e stress, tendo sido encontradas correlações positivas entre presença de sentido de vida e saúde mental positiva/bem-estar, bem como correlações negativas entre procura de sentido de vida e psicopatologia (depressão, ansiedade e depressão). Verificou-se, ainda, que são os mais jovens, solteiros, sem o ensino superior e sem filhos que apresentaram os níveis mais baixos de presença de sentido de vida. As mulheres apresentaram níveis mais altos de psicopatologia e os homens de saúde mental positiva. Resultados que reforçam a necessidade de incluir o sentido de vida em programas de intervenção e promoção da saúde.
- Eficácia da massagem perineal pré-natal na prevenção de trauma perineal, durante o trabalho de parto: revisão guarda-chuvaPublication . Pinto, Marta; Seixas, AdéritoIntrodução: A lesão perineal é a morbidade mais comum associada ao parto vaginal, e parece que a MPPN é eficaz na sua prevenção, no entanto, existe evidência científica de elevada qualidade que apresenta dados contraditórios. Objetivos: Sumariar a informação existente e avaliar a MPPN na prevenção do trauma perineal, definir a melhor metodologia a implementar, e indicar as principais limitações encontradas. Metodologia: A pesquisa foi realizada na PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL Plus, Cochrane Library e Google Scholar e a qualidade metodológica foi avaliada através da ferramenta AMSTAR-2. Foi realizada uma meta-análise dos outcomes primários. Resultados: Foram analisados 405 estudos, dos quais apenas quatro foram incluídos. Os outcomes primários apresentaram resultados favoráveis quanto à eficácia da MPPN, no entanto, foi observada alguma heterogeneidade nos outcomes secundários. Conclusão: A MPPN é eficaz, principalmente, na redução da ocorrência de laceração perineal e da necessidade de episiotomia.
- Tecnologia CAD-CAM aplicada em ortodontia: revisão narrativaPublication . Amar, Nathanael; Urzal, VandaNos últimos anos a medicina dentária evoluiu com a introdução de novas tecnologias digitais com fins diagnósticos e terapêuticos. O computer aided design - computer aided manufacturing (CAD-CAM), é uma tecnologia relativamente nova, a qual consiste num fluxo de trabalho auxiliado por computador, em que existe a substituição de determinados materiais por dados digitais. Este processo é constituído por três etapas fundamentais: a digitalização de um item por meio de um scanner; a edição dos dados adquiridos através de um software e a tecnologia de fabricação para transformar os dados digitais num produto final. O objetivo desta revisão é estudar as aplicações possíveis da tecnologia CAD-CAM em Ortodontia. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica eletrónica no portal Pubmed, da MedLine, utilizando as palavras chave: orthodontics, CAD-CAM, lingual orthodontics, brackets, invisalign, 3shape, cerec, corticotomy, retaining wire, e os operadores booleanos AND e OR. Foram encontrados 22,586 artigos artigos, que após terem sido aplicados os filtros: Meta-Analysis, Randomized Controlled Trial, Systematic Review, no período dos últimos dez anos, reduziram-se para 919 artigos. Seguidamente e aplicando os fatores de inclusão e exclusão previamente definidos, a amostra restringir-se a 51 artigos. Resultados: O CAD-CAM aplicado à ortodontia melhora significativamente a qualidade e os resultados dos tratamentos ortodônticos. Conclusão: A técnica CAD-CAM é cada vez mais utilizada em ortodontia, para a confeção dos bráquetes, aparelhos palatinos, aparelhos de contenção, alinhadores transparentes, e guias cirúrgicas. Contudo futuras pesquisas serão necessárias com os objetivos de melhorar a velocidade dos processos de fabricação e redução dos seus custos.