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- A gestão de conflito enquanto processo relacional de crescimento: uma reflexãoPublication . Costa, Adriana Maria Rangel; Cunha, PedroAs situações de conflito são originadas através de uma vasta diversidade social e cultural, com interesses, opiniões, necessidades e percepções distintas, bem como relações de poder desiguais que, no entanto, podem garantir consequências positivas para as organizações, se viabilizadas a utilização de metodologias e sistemas equilibrados voltados para o diagnóstico e implementação de mudanças que levem à evolução e transformação qualitativa das relações entre as partes envolvidas. Considerando o entendimento da existência do conflito como parte inerente à condição humana, o objetivo principal do presente trabalho de pesquisa, é o de contribuir para a disruptura de sua visão, percepcionada como limitante e prejudicial, enquanto um fenômeno onipresente em todas as dimensões de interações relacionais, através da apresentação de ações inovadoras e abordagens metodológicas, voltadas para a criação de relações dialógicas e interdependentes, que permitam sua vinculação à gestão de processos construtivos de reflexão e autoconhecimento dentro das organizações. No âmbito do ambiente corporativo, para que essas ferramentas sejam utilizadas com efetividade, as organizações necessitam de uma cultura e prática organizacional, que acolha tais processos desde o início, apoiando lideranças voltadas para a obtenção de resultados globais positivos, que incluam, motivem e inspirem todos os seus componentes em prol de equipes autônomas e multifacetadas, totalmente ajustadas à nova dinâmica do mundo, que é o da impermanência permanente. Do ponto de vista de utilidade prática desse trabalho, pretende-se confirmar e ampliar a divulgação do sucesso dessas ferramentas em experiências vivenciadas e relatadas por meio de trabalhos científicos, que a embasaram, entendendo que o caminho é longo e não que não existem fórmulas prontas para as relações humanas, porém que a compreensão dessa questão, permitirá novos construtos, voltados para o fortalecimento da gestão de conflitos dentro das organizações de maneira mais assertiva e positiva possíveis.
