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- O digital no contexto do comércio tradicional - uma proposta de um modelo agregador para o consumidorPublication . Cordeiro, InácioApresentação do projeto de doutoramento
- Olhar para além do verde: rumo a cidades verdes, justas e equitativasPublication . Vidal, Diogo GuedesComunicação apresentada no âmbito da Conferência "Cidades Verdes – Mais saudáveis, mais sustentáveis" sobre o lugar dos espaços verdes nos Planos Diretores Municipais.
- O digital no contexto do comércio tradicional: uma proposta de um modelo agregador para o consumidorPublication . Cordeiro, Inácio de Assis; Gouveia, Luis Borges; Cardoso, Paulo RibeiroO comércio digital ou e-commerce é uma nova modalidade de comércio que evoluiu a partir da junção das novas tecnologias digitais, que podem também ser adotadas pelo comércio tradicional, utilizando a mesma forma e padrão de venda (Produto + Consumo), mas mediada pelo digital. Pode assim o comércio vender no retalho e a grosso quaisquer tipos de produtos de forma persuasiva, cómoda e mais económica devido aos baixos custos, entre outros, tanto de impostos como dos custos associados. As plataformas digitais viabilizam o acesso ao comércio digital independentente do local e do tempo, alterando as lógicas que imperavam no comércio tradicional. Na era dos novos consumidores online, o comércio digital pode ser um vilão, expansão ou aliado do comércio tradicional. O objetivo desta investigação é saber como o comércio tradicional pode usufruir, aliar-se ou prevenir-se da concorrência digital que a cada dia, atrai novos consumidores e saber quais as expectativas do consumidor para com o novo contexto do consumo. O consumidor tradicional relacionado com o comércio local sente-se atraído pelo comércio digital, forçando uma mudança do seu perfil. Importa assim considerar mecanismos utilizados no e-commerce que atraem, cada vez mais, novos adeptos para a compra online. Assim, os comerciantes locais tem de manter leais os seus clientes, num contexto de crescente competição também eles recorrendo à exploração e sofisticação das Tecnologias de Informação e Comunicação. O presente trabalho propõe um referencial para apoiar esse esforço a realizar pelo comércio tradicional e assim medir a sua capacidade de incluir o digital nas suas práticas. Para o efeito propõe um processo de mediação digital que tira partido da evolução do consumidor da geração Z, mais habilitado a usar e explorar o digital nas suas relações com a atividade humana. O modelo PMT (Processo de Mediação Tecnológica) se propõe a organizar, estruturar e aplicar as TIC na prática, como ferramenta e oportunidade de agregar o digital ao comércio tradicional. O modelo proposto funciona como aplicador e coletor de tecnologias e análises digitais, favorecendo o comércio tradicional na implementação das TIC e na organização do fluxo de dados obtido através do PTD (Processo de Transformação Digital) e seus respectivos marcadores, sejam diretos ou indiretos. Os marcadores digitais são impressos no consumidor através da aplicação e disponibilização de tecnologias digitais no comércio de forma organizada, desencadeando um processo de interação do consumidor com as respetivas tecnologias e favorecendo o comércio na obtenção de dados, que podem ser analisados e adaptados de acordo com a estrutura e o investimento à disposição do empreendedor, tornando possível uma melhor resposta de seus consumidores, sejam eles offline, online ou híbridos. Para a análise dessas práticas, foram analisadas quatro lojas que exemplificam o uso e a exploração do digital: a Amazon Store; Sansung pay; Magazine Luiza e Ponto Frio.