Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Influência da dieta nos primeiros 1000 dias de vida do bebé: revisão narrativaPublication . Mata, Elke Loureiro da; Rodrigues, RitaObjetivo: Verificar a importância de ter uma boa alimentação nos primeiros 1000 dias de vida de um bebé e como esta vai influenciar a prevenção do desenvolvimento de diversas doenças, evidenciando as diversas teorias que demostram que uma escolha de alimentos complementares saudáveis levam a uma programação física e metabólica que perpetue pela vida adulta. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, até abril de 2021, nas bases de dados eletrónicas PubMed, Google Académico, B-on e Scielo, tendo sido selecionados 35 dos 93 artigos encontrados e consultado um livro. Tópico abordado: Os primeiros 1000 dias de vida de um bebé é o período compreendido desde a conceção até aos dois anos de idade. Uma alimentação saudável durante a gravidez, a amamentação e a fase introdução de alimentos complementares pode ser benéfica no desenvolvimento do bebé evitando doenças futuras.
- Avaliação das reações adversas em doentes com cancro da mama submetidos a terapêutica com inibidores das cinases dependentes de ciclinas (CDK) no Hospital da Senhora da Oliveira – GuimarãesPublication . Cunha, Diana Manuela Nogueira; Carvalho, Márcia; Araújo, ArianaO cancro da mama é o tipo de cancro mais frequente nas mulheres em todo o mundo, principalmente em países desenvolvidos, e é também a principal causa de morte por neoplasias no sexo feminino. No entanto, a taxa de sobrevivência tem aumentado devido à deteção precoce através do reconhecimento dos primeiros sinais/sintomas, seguido de rápido diagnóstico e tratamento adequado. Associado a isto, os rastreios realizados, onde o cancro é detetado sem aparecimento de sintomas de alerta, e as novas opções terapêuticas contribuíram para aumentar as taxas de recuperação. Tem-se assistido a uma rápida evolução no tratamento do cancro da mama, estando atualmente disponíveis várias terapêuticas como a quimioterapia por via oral ou intravenosa com recurso a agentes citotóxicos, a radioterapia, a terapêutica hormonal dirigida aos recetores de estrogénio e progesterona, os anticorpos monoclonais e as terapêuticas-alvo, que atuam por ligação a moléculas específicas. As cinases dependentes de ciclina (CDK) representam um importante alvo terapêutico no tratamento deste cancro. Recentemente, foram aprovados os inibidores de CDK 4 e 6 palbociclib, ribociclib e abemaciclib para o tratamento do cancro da mama metastático ou localmente avançado com recetor hormonal positivo (HR+) e recetor do fator de crescimento epidérmico humano tipo 2 negativo (HER2-), em combinação com um inibidor da aromatase ou em associação com fulvestrant, em mulheres que receberam terapêutica endócrina anterior. Em mulheres pré- ou peri-menopáusicas, deve ser associado um agonista da hormona libertadora da hormona luteinizante (LHRH). O presente estudo teve como objetivo avaliar a resposta à terapêutica de doentes com cancro da mama seguidos no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, E.P.E., comparando com os resultados apresentados nos ensaios clínicos dos 3 fármacos inibidores das CDK4/6, monitorizando os efeitos adversos e possíveis reações adversas dos medicamentos, em conjunto com a Unidade de Farmacovigilância de Guimarães. A análise dos dados obtidos neste estudo permitiu identificar os eventos de toxicidade hematológica (principalmente neutropenia) como as reações adversas mais importantes associadas à terapêutica com inibidores das CDK4/6, verificando-se a evolução decrescente da contagem de neutrófilos após o iniciar da terapêutica e no decorrer do tratamento, principalmente entre o primeiro e o segundo ciclo.
- Distalization of upper molars in treatments with aligners: a narrative reviewPublication . Lozano, Liseth; Noschang, RicardoObjective: To assess in orthodontic treatment the distalization of uppers molars with invisalign Materials and methods: A literature review was carried out through articles and journals retrieved from the “PubMed" data base using the following keywords "orthodontic treatment", "tooth movement technique", "aligner appliances", "invisalign", "removable orthodontic appliance” “clear aligners”. Several articles were pre-selected, of which 24 were used to compose write this document. Discussion: Clear aligner as an orthodontics treatment during the distalization purposes has been a controversial topic due to its complexity and lees studies. In This paper provides a deeper knowledge of the distalization in upper molars under invisalign treatment enable and helping professionals to make the right decision when planning orthodontic treatment. Conclusion: The Upper Molars Distalization with clear aligner could be effective, being able to reach up to 3mm of movement; however, is very important for the clinician to develop a thorough knowledge of the current Align Protocol and to acquire sufficient Invisalign experience before attempting the complex movements required for successful completion of these types of cases.