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- Determination of occlusal vertical dimension in a complete removable rosthetic rehabilitation: literature reviewPublication . Walsh, Rosane Agreda; Nóbrega, Ana RitaWhen a complete denture wearer presents for restorative treatment, one of the most important challenges for the dentist is to determine the optimal occlusal vertical dimension (OVD). Studies have shown that establishing a correct OVD is of paramount importance, and many techniques have been proposed for determining the OVD, including the use of pre-extraction records, phonetics, swallowing, aesthetic appearance, and correlation with finger length. However, there is no universally accepted scientific method for determining OVD in edentulous patients. This literature review investigates the various methods that are in use and considers which may be most suitable or advisable for the prosthetic dentist. Based on the literature available, no single technique stands out as significantly better than others and the dentist should ideally use more than one technique to achieve the best results.
- Fotografia em medicina dentária: revisão narrativaPublication . Silva, Emanuel Eduardo Abreu da; Arcanjo, AlexandraA utilização da fotografia na Medicina Dentária tem aumentado, principalmente para documentar alterações da cavidade oral. Existem diferentes aplicações, nomeadamente no diagnóstico, planeamento do tratamento, documentação legal, ensino, comunicação com os pacientes e com outros profissionais e estratégias de marketing. Com este trabalho de revisão narrativa pretendeu-se avaliar as aplicações da fotografia em Medicina Dentária e os parâmetros para otimizar a sua aquisição. Os equipamentos mais adequados incluem câmaras digitais de reflexo com lente única, com lente macro de 85-105mm e flash circular ou bilateral. As fotografias deverão ser adquiridas em formato raw ou JPEG desde que seja calibrado o white balance com cartões de referência, existindo uma sequência ideal que inclui fotografias intra e extraorais, conforme o objetivo das mesmas. É necessário sensibilizar os estudantes e profissionais para a necessidade do uso de fotografia, devendo existir um reforço do ensino de protocolos de aquisição em contexto pré- e pós-graduado.
- Educação inclusiva no ensino fundamental II do sistema organizacional modular de ensino do estado do AmapáPublication . Silva, Ricardo Viana e; Maia, Rui LeandroO presente estudo faz parte de uma pesquisa aplicada a um grupo de 75 professores pertencentes ao quadro do Sistema Organizacional Modular de Ensino – SOME, no estado do Amapá em 2020. Optou-se por uma pesquisa de natureza quantitativa construtivista que utilizou como instrumento de coleta de dados o inquérito por questionário. O mesmo evidenciou que a escassez de recursos no SOME, ocasiona um ensino deficitário, mas ainda assim, humanizado e inerente a realidade das comunidades; há também necessidades urgentes de reformas estruturais (adequadas ao clima) em salas de aulas e nos alojamentos onde os professores residirão temporariamente. Percebeu-se ainda, uma certa deficiência na formação inicial e continuada aos professores em relação à Educação Especial e Inclusiva. Existe inadimplência em boa parte dos caixas escolares, o que gera falta de recursos materiais necessários ao bom funcionamento das escolas. Em relação às práticas pedagógicas no contexto do SOME, observou-se que as dificuldades sentidas pelos alunos, estão relacionadas a grande maioria das escolas apresentarem instalações precárias, livros didáticos descontextualizados e por vezes, falta de merenda escolar regionalizada. A internet com boa conexão na rede escolar rural como recurso auxiliar em salas de aula é uma realidade existente em pouquíssimas escolas. Em relação à infraestrutura escolar o maior problema enfrentado é a ausência de salas de atendimento do AEE e laboratórios equipados. Quanto ao processo de inclusão no contexto do SOME, ocorre através da identificação das potencialidades de cada aluno com NEE, aliado ao conhecimento empírico dos professores comprometidos no processo. 69% dos professores mencionam que estão a realizar as adaptações curriculares necessárias a realidade dos alunos, porém ainda há quem não as realize justificando a falta de conhecimentos específicos em Educação Especial e Inclusão. E por unanimidade, os profissionais inquiridos acreditam que, o desenvolvimento de habilidades e competências, bem estar emocional, equilíbrio pessoal dos alunos com e sem NEE, são fatores preponderantes que contribuem para uma Educação Inclusiva para todos. Possibilitando aos alunos a capacidade de relacionar-se com o meio sociocultural e familiar e conscientizar-se de que todos são capazes, dentro das suas limitações no livre exercício de sua cidadania.