Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Revascularização em endodontia: revisão narrativaPublication . Chandioux, Camille Marie-Jeanne; Matos, Miguel AlbuquerqueO dente permanente imaturo pode estar sujeito a uma variedade de condições que podem comprometer ou mesmo interromper permanentemente o seu crescimento futuro. Preservar a vitalidade e completar o crescimento das raízes é o desafio da revascularização Endodôntica. Neste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica da terapia de revascularização Endodôntica. O objectivo deste trabalho é apresentar esta terapia, explicar o procedimento clínico e os materiais utilizados e, finalmente, definir os limites deste tratamento. Este estudo baseia-se na investigação a partir de bases de dados e livros. Mesmo que os resultados sejam encorajadores, a falta de estudos clínicos continua a ser o principal problema desta terapia. No entanto, a revascularização Endodôntica é um tratamento promissor que no futuro poderá ser realizado como tratamento de primeira linha em vez da tradicional apexificação. Este estudo foi baseado em bases de dados a partir das quais foram selecionados 34 artigos de interesse.
- Eficácia clínica do tratamento periodontal não cirúrgico em pacientes com periodontite crónica: revisão narrativaPublication . Averland, Clémence Madeleine Aline; Martins, Tiago JoséA periodontite e definida como uma doença inflamatória multifatorial cronica associada a presença de biofilme, que leva a destruição progressiva do suporte dentário. Os meios terapêuticos da periodontite podem ser divididos em dois grupos: tratamentos não cirúrgicos e tratamentos cirúrgicos. Em ambos os casos, a motivação e instruções higiene oral e cumprimento das recomendações pelo paciente são uma etapa essencial no tratamento. De acordo com os vários estudos analisados na revisão narrativa, e possível perceber que o tratamento não cirúrgico apresenta algumas vantagens. Tem sido abordada a eficácia clínica de diferentes procedimentos de tratamento periodontal não cirúrgico, comparando os instrumentos manuais aos instrumentos sónicos e ultrassónicos, e o método laser também tem sido objeto de estudo. Esta revisão narrativa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica narrativa da literatura existente, de modo a perceber as modalidades de tratamento, bem como a avaliar e comparar a progressão clínica da periodontite após realização de tratamento periodontal não cirúrgico.
- Harmonização orofacial: preenchimento labial com ácido hialurónico – revisão narrativaPublication . Silva, Patrícia Manuela Gomes da; Begonha, Maria JoãoA harmonização orofacial tem vindo a ganhar maior destaque nos últimos tempos para dar resposta às exigências da sociedade no que concerne aos padrões de beleza criados. O papel do Médico Dentista é fulcral nesta resposta, sendo o profissional responsável por estabelecer a ligação entre saúde, função e estética, proporcionando ao paciente um rosto simétrico e um sorriso harmonioso, com consequente melhoria na qualidade de vida através do aumento da autoestima e confiança do paciente. Nesta revisão bibliográfica procura-se aprofundar a temática da harmonização orofacial e, mais concretamente, do preenchimento labial com ácido hialurónico. Inicialmente, tenta-se perceber o processo de envelhecimento do rosto, de seguida, os objetivos da harmonização orofacial, a anatomia dos lábios e os atributos dos preenchedores dérmicos de ácido hialurónico no preenchimento labial e, por fim, as suas contraindicações e possíveis reações adversas.
- Tipo de implante e reabsorção óssea peri-implantar: revisão narrativaPublication . Pinheiro, Tatiana Baptista; Oliveira, HélderObjetivo: Identificar os diferentes tipos de implantes e sua possível interferência na perda óssea marginal peri-implantar. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com recurso à base de dados eletrónica PubMed. Foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, tais como o idioma em inglês, o limite temporal (artigos publicados nos últimos 15 anos), estudos em humanos e tipos de artigos, tais como: revisões sistemáticas, meta-análises, estudos randomizados controlados, estudos prospetivos e estudos retrospetivos com um mínimo de 5 anos de seguimento. Resultados: Foram analisados 21 artigos que relacionavam a geometria do corpo e do colo do implante, o desenho das espiras, o tipo de conexão e plataforma switching e a sua relação com a perda óssea marginal. Conclusões: O conceito de plataforma switching foi considerado o aspeto mais influente na prevenção da perda óssea marginal em redor de implantes dentários.
- Violência doméstica contra mulheres negras na cidade do Rio de JaneiroPublication . Rocha, Sandro Caldeira Marron da; Caridade, SóniaNo contexto da violência doméstica, há variações notáveis de género, classe e cor. Como fenômeno de alta complexidade, faz-se necessária também a análise interseccional de como o género, a cor e os sistemas de classe interagem para auxiliar o combate à violência doméstica. O presente estudo opta por analisar a violência doméstica conjugal contra a mulher negra, na cidade do Rio de Janeiro. A presente pesquisa adotou como metodologia, o estudo quantitativo, documental e exploratório. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é caracterizar a vitimização por violência doméstica em mulheres negras. Para tal, a amostra utilizada refere-se a dados do Instituto de Segurança Público recolhidos no ano de 2018, 2019 e 2020 referentes à violência doméstica contra mulheres negras na cidade do Rio de Janeiro. Em relação a coleta de dados, foi construída uma grelha com as informações inerentes aos objetivos propostos nesta investigação e, a partir deste instrumento, o Instituto de Segurança Pública forneceu os dados referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020. Por fim, a pesquisa concluiu que o contexto cultural e social do processo de violência doméstica conjugal contra a mulher negra configura especificidades próprias da vítima de violência doméstica que precisa ser tratada, estudada e combatida com uma atenção específica devido a alta incidência das mulheres negras como vítimas neste tipo de crime, razão pela qual esta deve ser também uma alerta aos órgãos de segurança pública responsáveis pelo combate ao crime de violência doméstica.
- Nascimento prematuro e defeitos de desenvolvimento de esmalte: revisão sistemáticaPublication . Costa, Rita Teixeira Pinto da; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Perceber se o nascimento prematuro está associado com uma maior probabilidade das crianças apresentarem defeitos de desenvolvimento de esmalte nos dentes decíduos e nos molares e incisivos permanentes. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados eletrónicas PubMed, B-ON e ScienceDirect. A identificação e exclusão da evidência seguiu os critérios PRISMA, tendo sido estipulados fatores de inclusão e de exclusão específicos para a seleção dos artigos. A avaliação metodológica dos estudos foi realizada através da Escala de Newcastle-Ottawa. Resultados: Dos 180 estudos identificados, 17 foram incluídos. Os estudos indicam que a prematuridade está associada ao surgimento de defeitos de desenvolvimento de esmalte e que o defeito mais prevalente é a hipoplasia de esmalte, um dos defeitos mais intimamente relacionados com a cárie dentária nas crianças. Conclusão: As crianças com nascimento prematuro devem ser incluídas num programa de cuidados de saúde oral mais exigente uma vez que apresentam mais frequentemente alterações de estrutura que os tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento de outras condições orais.
- Programas de prevenção da delinquência infantojuvenil: análise da situação na cidade de Codó – Maranhão (Brasil)Publication . Abreu, Juliane Francisca de; Cardoso, João CasqueiraTorna-se necessária uma reflexão sociológica sobre o fenômeno da delinquência juvenil, não apenas como objeto das ciências criminais, mas de outras ciências afins, pois surge cada vez mais a necessidade de se estabelecer políticas públicas eficazes na prevenção dos atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes. As seguintes questões serão levantadas: Haverá programas de prevenção realmente eficazes, cujos resultados são visíveis nos dados quantitativos? Será que os programas aplicados até agora demonstram que o adolescente de baixa renda tem maior predisposição para o cometimento do delito e que meio social é determinante? Há lugar para estratégias de prevenção mais eficazes que possam abarcar questões como a motivação pessoal desses adolescentes? Com base nessas questões de partida, este trabalho analisa os fatores mais significativos que influenciam a delinquência juvenil, isto de forma a identificar quais são os seus pressupostos e as políticas de prevenção aplicadas no Brasil. Um dos pontos discutidos consiste em analisar quais os adolescentes que possuem maior prevalência nestes programas de prevenção, de forma a compreender o real impacto e a importância das políticas públicas atualmente aplicadas. Na parte mais específica do trabalho, foram pesquisadas as políticas públicas ou privadas voltadas à prevenção da delinquência juvenil na cidade de Codó, estado do Maranhão (Brasil) ou, quando não houve programa nesta cidade, cidades limítrofes (em até 200 km de distância). Com natureza aplicada e análise qualitativa dos dados, o trabalho demonstra dois pontos fulcrais: primeiro, que uma estratégia de prevenção mais próxima da população tem resultados positivos; segundo, que a mesma estratégia deve apontar quais os fatores de risco da delinquência juvenil. Estes elementos parecem ser a chave-mestra para abordar de forma eficiente a delinquência juvenil nas cidades brasileiras. Dentro das estratégias de prevenção, o acesso às novas oportunidades de compreensão do mundo e o entendimento sobre si como agente transformador de sua própria realidade permitem fornecer aos adolescentes uma real possibilidade de mudança de vida. A educação em conjunto com atividades recreativas que desenvolvam o adolescente como um todo, aparece como um importante fator de prevenção da delinquência juvenil. A exemplo da Plan International que desenvolve as suas atividades em vários lugares do Brasil, e do Instituto Maná, presente na cidade de Codó, através de atividades musicais, desportivas, educacionais e recreativas locais voltadas ao público juvenil, visam justamente a eliminação dos fatores de risco. Ambos os projetos, detalhados de forma crítica na parte final do trabalho, são bons exemplos que podem ser seguidos pelo resto do país.