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- Gestão e preservação ambiental a partir da produção vegetal sustentável com professores formados no ISCED-HUAMBO: proposta de uma estratégia metodológica em ciências da natureza na escola do ensino de base Deolinda RodriguesPublication . Manico, Juarês Bongo; Gouveia, Luis Borges; Silva, Levi Leonido Fernandes daNos últimos anos já ninguém fica indiferente aos problemas que afetam o planeta tal como o aquecimento global, de onde decorre a escassez de água, a poluição, os ruídos, a extinção de várias espécies vegetais e animais. O presente estudo pretende justificar a importância da Gestão e Educação Ambiental e preservação da Biodiversidade nas escolas Angolanas e na comunidade. Estas podem assumir o papel de emissor preferencial da mensagem da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, os novos conceitos ou classificações com que a Gestão Ambiental tem sido referenciada. Este estudo foi realizado no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, em oito aldeias da província do Huambo aquelas que fazem exploração do carvão vegetal e a estratégia foi aplicada no contexto da escola primária “Deolinda Rodrigues” da comuna de Capango. Pretende-se ainda demonstrar que os professores e os líderes comunitários podem vir a ser os principais agentes ligados às ações ambientais e ao controlo dos nichos ecológicos, uma vez que são profissionais que estão em permanente contato e convívio com as crianças e os adolescentes do país. Em última análise, a nossa principal pretensão passa pela afirmação de que a Gestão Ambiental é um instrumento fundamental a ser usado na formação de professores, pois é durante o seu processo de formação, que estes futuros profissionais poderão ser sensibilizados para as questões relacionadas com a necessidade da proteção ambiental e assim, depois da interiorização destes valores, servirem de porta-vozes de excelência destas premissas juntos das crianças e dos adolescentes angolanos, nas escolas onde virão a trabalhar. Na prática, é proposta uma estratégia pedagógica, que apresenta: um Curso de Formação para professores; um Manual de Educação Ambiental direcionado principalmente virado na preservação da Biodiversidade, para professores e alunos com temas que enriquecem o conteúdo do programa da disciplina Ciências da Natureza em ecologia, e um Guia Metodológico que possui uma estrutura metodológica para o tratamento desses temas e do programa da disciplina: a natureza. Os resultados obtidos na aplicação da estratégia pedagógica demonstram a sua aplicabilidade no processo pedagógico. Para o efeito foram utilizados métodos empíricos e teóricos que permitiram integrar as informações qualitativas e quantitativas dos dados coletados de diferentes fontes e assim validar o retorno obtido com a proposta da estratégia pedagógica realizada.