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- Higienização das mãos: uma estratégia major na prevenção das IACSPublication . Margarida, Ferreira; Romero, Carolina; Vidal, Diogo Guedes; Ferreira, Carlos; Nogueira, AssunçãoINTRODUÇÃO: A higienização das mãos (HM) é um indicador-chave da qualidade dos cuidados. Medida simples, efetiva, económica e de impacto na prevenção e redução da infeção. A adesão à HM encontra-se aquém do desejado tornando-se um desafio. Estratégias vêm sendo implantadas para aumentar a adesão pelos profissionais de saúde (PS). OBJETIVO: Avaliar Perceção e Conhecimento dos Enfermeiros sobre a HM. MATERIAL E MÉTODOS: Pesquisa quantitativa com delineamento transversal e descritivo, com recurso a questionário da Direção Geral de Saúde: “Perceção dos PS sobre a HM e as Implicações na Infeção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS)”. O acesso ao grupo foi realizado através de uma amostra não probabilística, em Bola de Neve, constituída por 54 Enfermeiros de um Hospital do Distrito do Porto, a trabalhar na prestação direta de cuidados, disponíveis para responder ao questionário de livre, espontânea e esclarecida vontade, cumprindo os critérios de inclusão. Para análise estatística foi utilizado o software SPSS (versão 25.0). RESULTADOS: A amostra do estudo é constituída por 54 enfermeiros, 82% do género feminino e 18% do género masculino, com uma média de 29 anos. Os resultados evidenciaram que a maioria demonstra ter conhecimentos acerca da importância da HM e 93% dos inquiridos já realizaram formação especifica acerca da HM. Quanto ao impacto da eficácia da HM na prevenção das IACS foi considerado como “muito elevado” por 78% dos inquiridos, no entanto, 48 % percecionam como esforço” elevado” a prática adequada de HM quando cuidam dos doentes, argumentando que 84% da equipa de enfermagem adere à HM. DISCUSSÃO: A eficácia da HM depende da duração do procedimento, da técnica utilizada, bem como dos recursos disponíveis para a sua execução, sendo que a eficácia deste procedimento, apesar de simples, é capaz de reduzir a disseminação das infeções em serviços de saúde. Embora seja um procedimento simples, exige mudanças de prática e atitudes. Programas educacionais e de sensibilização aos profissionais de saúde, exibem um impacto positivo, com benefícios na redução das incidências de infeção, devido à melhoria destas práticas, existindo, assim, uma distância entre a perceção, o seu conhecimento e a prática de HM. CONCLUSÃO: Os enfermeiros são peças fundamentais pela proximidade e cuidado direto ao utente. Emerge a necessidade da intervenção ativa dos gestores na definição de procedimentos e no seu cumprimento, de forma a subsidiar a melhoria do cuidado, investindo em canais de comunicação eficazes, incitando cada profissional a assumir a sua responsabilidade na atualização contínua de conhecimentos, na implementação de estratégias de promoção de HM, contribuindo para a melhoria da qualidade em saúde e segurança do doente e do profissional de saúde.
- Perceção dos enfermeiros sobre adesão às boas práticas de higienização das mãosPublication . Loureiro, Vanesa; Ferreira, Margarida; Vidal, Diogo Guedes; Ferreira, Carlos; Rodriguez, JesusIntrodução: A Higienização das Mãos (HM) é uma medida de prevenção e controle da infeção eficaz, simples e de baixo custo. A OMS mobiliza esforços para melhorar a segurança dos cuidados de saúde prestados, através de uma estratégia que previna eventos adversos de saúde e aumente as taxas de adesão à HM. Objetivos:1) Caraterizar sociodemográficamente e profissionalmente os enfermeiros; 2) Conhecer as suas perceções sobre a importância da HM; 3) Reconhecer as suas práticas sobre a HM, em contexto hospitalar; 3) Estimar as taxas de adesão às práticas de HM. Material e Métodos:Estudo descritivo, transversal e quantitativo. Aplicação do questionário sobre a “Perceção da Importância da Higiene das Mãos na Prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde” (DGS). Amostra não probabilística (Bola de Neve) constituída por 40 Enfermeiros do Distrito do Porto a trabalhar na prestação direta de cuidados, desde que cumprindo os critérios de inclusão. Para análise estatística foi utilizado o software SPSS. Resultados: Prevalecem enfermeiros do sexo feminino (82,5%), com formação sobre HM (97,5%). Todos reportam a disponibilidade de solução anti-séptica de base alcoólica. Oito acreditam que a adesão dos profissionais à HM é de 90%, 6 dizem ser de 70%, outros 6 de 50% e 5 de 80%. Quanto ao receber formação e treino sobre a HM, 27,5% dos inquiridos são da opinião que é uma ação muito eficaz; 27,5% considera eficaz; 25% relativamente eficaz, 15% neutro. Relativamente a receber instruções claras e simples sobre a HM, 42,5% entendem receber instruções de forma eficaz. Quanto ao impacto da eficácia da HM na prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde, a maioria afirma ter um impacto bastante importante na prevenção da infeção, com respostas entre muito elevado (45%) e elevado (22,5%). Discussão: A localização, visibilidade e facilidade de acesso aos materiais para HM influencia positivamente os resultados relacionados à taxa de adesão desta prática. A disponibilização de frascos de álcool de bolso tem apresentado um impacto positivo, apesar das limitações que podem apresentar, como necessidade de reabastecimento, possibilidade de contaminação e dificuldade de mensuração de uso. Conclusões: Apesar de os enfermeiros demostrarem conhecimentos sobre a HM, os resultados indicam a necessidade de implementação de um programa de formação contínua e estruturada sobre a HM, apelando à realização de ações voltadas para a sensibilização dos profissionais e mudança de prática dos mesmos, tais como estratégias multimodais variadas e periódicas, palestras e fixação de cartazes, de forma a aumentar a adesão à HM.
- A formação dos professores de língua inglesa para o ensino de alunos com dislexiaPublication . Freitas, Cyntia Jerônimo de; Ramalho, JoaquimO pressuposto de que o professor desempenha um papel relevante no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais deu origem ao presente estudo. O objetivo principal do estudo será investigar se a formação dos professores de língua inglesa contempla estudos na área de dislexia. A pesquisa, de natureza empírica, apresenta uma revisão de literatura baseada no referencial histórico da educação inclusiva, nos documentos oficias brasileiros elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil referentes ao ensino inclusivo, e em diferentes estudos a respeito da dislexia e da formação dos professores de língua inglesa. A investigação de cunho quantitativo utilizou o inquérito por questionário para a obtenção dos dados e envolveu professores de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Nos resultados obtidos, foi constado que formação dos professores da língua inglesa não contempla em sua grande maioria estudos específicos sobre esse transtorno, que grande parte da amostra não considera seu conhecimento a respeito da área estudada como bom e que a maior parte dos docentes envolvidos na pesquisa não se sente apto para trabalhar com alunos portadores da dislexia.